Cidadeverde.com

Presidente da APPM confirma que mais de 200 gestores devem paralisar atividades

Imprimir

Foto: Renato Andrande/ Cidade Verde

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa Silva, o Toinho de Caridade, em entrevista ao Jornal de Picos da Tv Cidade Verde Picos, confirmou que mais de 200 prefeitos do Piauí devem paralisar atividades nesta quarta-feira (30). A mobilização é contra a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que atinge as gestões municipais.

Durante a mobilização, os gestores piauienses participarão de ato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Às 9h, os prefeitos deverão ser recebidos pelos deputados estaduais no Cine Teatro para que possam apresentar suas demandas.

O presidente da APPM, Toinho de Caridade, explicou que os municípios passam por um momento delicado e que serviços básicos nas áreas de Saúde e Educação serão prejudicados. 

"Mais de 202 prefeitos confirmados para participar da mobilização. Os municípios passam por um momento delicado, atingem áreas básicas como Educação  e Saúde. Essa movimentação é para chamar a atenção dos nossos líderes para que façam uma programação voltada para a gestão municipal. A gente espera que essas mobilizações possa mudar a ação do governo", frisou o presidente.

Toninho de Caridade ainda relatou que alguns municípios já estão realizando ações para reduzir gastos como redução salarial e até demissões.

"Alguns municípios em forma de decreto tem diminuído salário de vereadores, prefeito, redução da folha de funcionários para adequar a folha pública municipal", disse.

A redução no FPM chegou a 30% no último repasse realizado e a expectativa é que no repasse de agosto o corte seja de 50%.

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais