Cidadeverde.com

Sem passagens, Piauí pode ficar fora dos Jogos da Juventude e estado corre risco de punição

Imprimir


FotoS: Washington Alves/COB

 

Atualizada às 18h29

Os Jogos da Juventude que serão realizados entre os dias 1º e 16 de setembro em Ribeirão Preto (SP) terá representantes de todos os estados e o Piauí que tem 189 atletas, técnicos classificados para competição pode ficar de fora. Em reunião ocorrida na noite de ontem (29), a Seduc e SECEPI, Secretaria de Esportes do Piauí informou aos pais e alunos que não haverá passagens aéreas para todos na viagem e a opção seria ir de ônibus ou micro ônibus. Uma viagem às vésperas do início dos Jogos que dura cerca de 50 horas, ou seja, mais de dois dias.

Em nota enviada na noite desta quarta-feira (30), a Seduc informou que "toda a logística está sendo cumprida para garantir a participação efetiva de todos os nossos atletas, sem nenhum comprometimento, incluindo os estudantes das redes municipais e privada, em ação pioneira do Governo do Estado do Piauí". Veja nota na íntegra no final da matéria.

A reunião foi acalorada no auditório da SECEPI. Vários pais estiveram presentes assim como técnicos e uma live foi aberta atráves de rede social em que mostra a discussão de uma das mães com representantes da Seduc, pasta responsável pela compra das passagens áreas e que só informou, aos mesmos, que isso não seria possível na terça-feira (29), faltando três dias para competição. Uma parte da delegação iria de ônibus, micro ônibus e avião, porém não sua totalidade de avião como havia sido acordado de ínicio, isso tanto na ida como na volta da competição. 

 

“Tem dinheiro para folguedos. Está aí em pleno agosto acontecendo festa junina e para os nossos atletas não”, afirmou uma das mães presentes na reunião.

Fernando Vieira, técnico da Asbagdi, Associação de Badminton do Grande Dirceu, estava presente na reunião, relatou detalhes e fez questão de frisar que além do desgaste de passar mais de dois dias dentro de um ônibus. Uma viagem nessas condições trará custos elevados aos atletas, pois toda parte de alimentação será custeada por eles ao longo do percurso.

“A verdade é que eles não justificaram. Apenas explicaram que uma parte da delegação irá de ônibus e volta de avião e outros vão de ônibus e voltam de ônibus. Nós estamos dentro do evento já, não tem como correr atrás de recursos. Uma viagem de mais de dois dias com as paradas, que gera gasto para os atletas no caminho principalmente de alimentação algo que muitos deles não tem como pagar, pois, são alunos de projetos sociais. Essa competição está prevista no calendário todos os anos e mesmo assim eles não se organizam, não se comunicam e nós somos obrigados a ir nessas condições ruins”, lamentou Fernando.

De acordo com o regulamento da competição, caso o estado do Piauí não bata uma meta de atletas presentes pode ser punido com dois anos de suspensão dos Jogos da Juventude, que é a principal competição escolar do país. Anualmente, reúne mais de 5 mil atletas de até 17 anos que competem em 16 modalidades. Alunos de escolas públicas e privadas. Grandes nomes do esporte brasileiro passaram por essa tradicional competição, como por exemplo, a campeã olímpica em Londres-12 Sarah Menezes e para esses alunos/atletas ela é fundamental para pleitear o bolsa atleta.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO – JOGOS DA JUVENTUDE

O projeto dos Jogos Escolares é desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Estado dos Esportes (SECEPI) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

Na edição desse ano foi garantido todo o investimento em equipamentos, alimentação, premiação e translado dos participantes em todas as etapas.

Como já realizado em anos anteriores, os traslados para a etapa nacional sempre envolvem transportes aéreo e terrestre, de acordo com a disponibilidade contratual e financeira das

Secretarias envolvidas, em alinhamento com a equipe econômica do Governo do Estado.

As 44 passagens aéreas para os atletas estudantes que participarão da primeira fase do evento já foram emitidas e os primeiros atletas já embarcam amanhã (31) para participarem das competições.

Toda a logística está sendo cumprida para garantir a participação efetiva de todos os nossos atletas, sem nenhum comprometimento, incluindo os estudantes das redes municipais e privada, em ação pioneira do Governo do Estado do Piauí.


Pâmella Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais