Cidadeverde.com

Impostômetro deve atingir marca de R$ 2 trilhões mais cedo em 2023

Imprimir

Foto: Freepik

O Impostômetro, painel que mostra quanto os brasileiros já pagaram de imposto desde o início do ano e que está instalado no centro de São Paulo, deve atingir a marca de R$ 2 trilhões às 21h15 desta quarta-feira (30), segundo projeções da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Em 2022, a marca foi atingida em 14 de setembro, duas semanas depois do previsto para 2023. Para Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP, essa diferença se deve, em parte, à inflação acumulada nos últimos 12 meses. 

O fim da desoneração dos impostos sobre os combustíveis e a diminuição nas alíquotas de ICMS sobre combustíveis e energia elétrica, que foram retomadas em maio e junho de 2023, são vistos pelos especialistas como responsáveis pelo impacto no bolso do contribuinte.

"Vale destacar que a redução temporária nos impostos sobre os combustíveis, de certa forma, amenizou o impacto do aumento geral dos preços", avalia Solimeo.

Entram na conta da ACSP, que administra o painel, os impostos, taxas e contribuições - incluindo as multas, juros e a correção monetária - pagas pelos contribuintes brasileiros à União, estados e municípios durante o ano.

 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais