Cidadeverde.com

Tentativas de fraudes crescem 18% no primeiro semestre no Brasil

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A cada três segundos ocorre uma tentativa de fraude no Brasil. O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelou que o Brasil sofreu 4.818.533 ocorrências de golpes entre janeiro e junho deste ano. O levantamento foi divulgado nesta 5ª(31.ago). Em relação ao período jan/maio de 2023, a alta chega a 18,7%. 

O levantamento considera o volume de tentativas de fraudes registradas pelas empresas referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades. Confira a avaliação completa do acumulado anual do semestre no gráfico abaixo: 

Fraudes

Alvo preferido 

O indicador também mostra que o setor de "Bancos e Cartões" foi o alvo principal dos golpistas no semestre (45,5%), depois "Serviços" (31,1%) e "Financeiras" (17,7%). "Varejo" e "Telefonia" fecham o ranking com respectivamente 3,8% e 1,5% das tentativas. 

Os consumidores entre 36 a 50 anos precisam ficar atentos, pois essa é a faixa etária preferida dos criminosos (35,8%). Veja na tabela a seguir os detalhes da participação das ocorrências fraudulentas no semestre por idade:

Fraude por idade

Na visão por Unidades Federativas (UFs), São Paulo (1.391.837), Rio de Janeiro (456.314) e Minas Gerais (419.922) lideraram o ranking com mais registros de tentativas de fraude entre janeiro e junho deste ano. Em seguida, estavam todos os estados do Sul. O diretor de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha,  explica que "os criminosos tendem a focar em áreas com maior volume de transações financeiras". 

Em média, o Brasil sofreu 3.721 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes, de acordo com o Indicador da Serasa Experian. Na visão por Unidades da Federação, o Distrito Federal (DF) foi identificado como a mais visada, com 6.088 tentativas, e o Maranhão (MA) a menos visada com 1.603 casos. 

Dicas para se proteger

Consumidores: 

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. 
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras.
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências.
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo. 
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão.

Empresas: 

  • Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem expandir os negócios com segurança.
  • Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança.
  • Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados.
  • Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online.
  • Consulte o perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação. 

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais