Cidadeverde.com

Operação Interditados V fecha Praça da Bandeira contra venda de celulares roubados

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_11_06_47.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_11_06_49.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_11_06_56.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_51_53.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_51_55.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_51_58.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_51_59.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_52_03.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_48_45.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_48_58.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2023-09-01_at_10_48_45_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Ascom/SSP

Atualização às 12h35

A Secretaria de Segurança Pública realizou na manhã desta sexta-feira (1) a Operação Interditados V, na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, e conduziu cerca de 20 pessoas em uma ação contra a venda de celulares roubados. A praça chegou a ser fechada enquanto as forças de segurança realizaram a averiguação dos aparelhos celulares encontrados em poder de vendedores e transeuntes. 

As operações Interditados I, II e IV tinham como alvo lojas físicas localizadas no Shopping da Cidade, já as Operações Interditados III e V tiveram como alvo os lanceiros que atuam na Praça da Bandeira comercializando celulares com restrição de roubo e furto. 

Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança do Piauí, essa foi a maior operação realizada na Praça da Bandeira. "Na Interditados III conduzimos seis pessoas, agora foram conduzidas quase 20 pessoas", adiantou Zanatta. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

As pessoas conduzidas hoje vão responder pelo crime de receptação qualificada, e podem receber pena de três a cinco anos. Os conduzidos por posse de celular roubado serão indicados por recepção culposa e, também, serão chamados pela Justiça a responder por seu crime.

A operação também conduziu uma pessoa com mandado de prisão em aberto. "Vamos agora lavrar o auto e encaminhá-lo ao sistema prisional", explicou Zanatta.

Posto de policiamento

A Praça da Bandeira vai ganhar um posto de Policiamento Ostensivo.  "Fechamos uma parceria com a Prefeitura de Teresina para a instalação de um ponto fixo de policiamento Ostensivo na Praça da Bandeira. O outro posto móvel funcionou durante um tempo e foi deslocado para outro ponto da cidade. Agora temos um posto fixo para inibir a ação dos lanceiros", revelou Matheus Zanatta.

Resultado das operações

Segundo o delegado Matheus Zanatta, as operações e as convocações de pessoas na Secretaria de Segurança Pública para explicar a origem de aparelhos celulares já começa a dar resultado. 

"Hoje chegou aqui uma moça que não foi convocada, ainda. Ela viu a operação da Polícia na imprensa e teve a curiosidade de consultar a situação do seu celular. E verificou que havia restrição de roubo. Ela veio aqui entregar o aparelho. É esse tipo de comportamento que esperamos dos cidadãos", finalizou o superintendente.

Foto: SSP/PI

Matéria original

A Secretaria de Segurança Pública realiza na manhã desta sexta-feira (1) a Operação Interditados V, na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, contra a venda de celulares roubados. Ao menos 20 pessoas já foram conduzidas pela Polícia Civil.

No início da ação, sete haviam sido detidas por posse de celular com restrição de roubo ou furto e uma pessoa pela posse de entorpecente.

Os policiais estão verificando, também, a situação de motocicletas estacionadas no corredor entre a Praça da Bandeira e o Shopping da Cidade.

A praça está fechada enquanto as forças de segurança realizam a averiguação dos aparelhos celulares encontrados em poder de vendedores e transeuntes. 

Essa é a 5ª fase da operação que tem como objetivo coibir a venda de celulares com restrição de roubou ou furto na Praça da Bandeira e no Shopping da Cidade. 

De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, delegado Matheus Zannata, será montado no local um novo posto temporário da Polícia Militar com a finalidade de reduzir a prática criminosa na região.

Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com

O posto da Polícia Militar que havia sido instalado na Praça da Bandeira, após a operação Interditados III no dia 25 de maio não está mais no local. Segundo os vendedores ambulantes que atuam na área, a tenda da Polícia Militar ficou montada no local por pouco tempo.

A operação conta com o apoio da Polícia Civil do Estado do Piauí, por intermédio da Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria de Operações Especializadas, Diretoria de Polícia do Interior, NARF, FEISP, DRACO, DENARC, Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar (DINTE) e ROCAN. Ao todo, mais de 100 Policiais participam da ação.

 

 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais