Cidadeverde.com

Órgãos intensificam ações para evitar queimadas e orientar população sobre riscos de incêndios

Imprimir

Foto: Ascom/SSP-PI 

A Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros e as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública informaram nesta segunda-feira (04) que estão adotando ações conjuntas para prevenir queimadas e orientar a população para os riscos de incêndios diante do aumento da temperatura e a queda da umidade do ar.

De acordo com as instituições, a iniciativa envolve campanhas de conscientização e contenção de focos de incêndio, além de medidas para identificar e punir eventuais responsáveis por incêndios criminosos. O Governo do Estado também está divulgando campanhas publicitárias com orientação sobre medidas que a população deve adotar para prevenir e evitar incêndios.

A Secretaria de Defesa Civil estuda ainda a ampliação de núcleos de brigada contra incêndios e a Secretaria de Meio Ambiente lançou canal de atendimento da Coordenação de Incêndios Florestais, que tem o intuito de prestar socorro e denúncias de queimadas ilegais. O número para o atendimento via WhatsApp é (86) 99421-6693.

Os esforços dos órgãos do Estado envolvem também uma parceria com as prefeituras municipais. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí registrou mais de 1.400 focos de incêndio em agosto. 

Nesta segunda-feira (04), um incêndio atingiu o pátio do posto da Polícia Rodoviária Federal em Campo Maior (a 80 quilômetros de Teresina) e danificou dois veículos. Ninguém ficou ferido e o fogo foi controlado depois da ação do Corpo de Bombeiros.

Há uma semana, o governador Rafael Fonteles reuniu representantes das secretarias e determinou medidas para prevenir as queimadas e para orientar a população sobre os riscos de incêndio. A orientação dele é que essas ações sejam intensificadas agora, a partir de setembro, quando a temperatura tende a aumentar ainda mais.

Cuidados para evitar queimadas 

Os órgãos chamam a atenção para cuidados que evitem queimadas, tais como: não queimar lixo doméstico ou entulhos; não jogar pontas de cigarro, latinhas ou garrafas em vias públicas, pois elas podem facilitar o início de incêndios; evitar queimadas para renovar pasto ou plantação.

O coronel Emídio Oliveira, do Corpo de Bombeiros, ainda cita a importância da forma correta de descarte do lixo para evitar incêndios. “O lixo deve ser colocado no saco adequado para ser recolhido pela prefeitura. Já os resíduos sólidos precisam ser separados pelo morador, e levá-los aos locais destinados pelo município, que fará o recolhimento”, orienta.

 

 

Da Redação 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais