Cidadeverde.com

Secretaria das Mulheres realiza atividades voltadas para cuidados com a saúde mental

Imprimir

Ascom Secretaria

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) promoveu, nesta quarta-feira (6), o segundo dia de atividades voltadas para cuidados com a saúde mental, envolvendo as servidoras do órgão, do Centro de Referência Francisca Trindade e as atendentes do “Ei mermã, não se cale!”. O evento pretende oferecer uma programação que atende e acolhe colaboradoras e colaboradores da secretaria.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou que a Sempi realiza constantes diálogos sobre saúde mental e enfatiza a importância dessa abordagem.

“Já tivemos palestra com a psicóloga, que aborda questões relacionadas ao trabalho e saúde mental, e também temos as parcerias do estado, para podermos trabalhar as várias dimensões do indivíduo, a fim de que as servidoras tenham bem-estar no seu trabalho, até porque trabalhamos com atendimento a vítimas de violência, e são situações que impactam também na vida das colaboradoras. Por isso, é um momento muito importante, para que possamos ter um serviço mais humanizado e mais acolhedor”, afirma a secretária.

O motorista da Sempi, Manoel Mário da Silva, falou sobre a experiência. “Para mim, e acredito que para todos e todas aqui da Secretaria, foi muito gratificante. É uma experiência inovadora. Durante esses três anos que eu estou aqui, é a segunda vez que eu participo de uma ação como essa, que é muito importante”, relata o servidor.

“Hoje, a ação é voltada para cuidar dos cuidadores da secretaria, e envolveu palestra, aferição de pressão, massagem terapêutica e ginástica laboral. É importante destacar que a saúde da mulher está diretamente ligada aos cuidados e garantias de direitos, e uma profissional com acesso à saúde e ao bem-estar irá desenvolver seu trabalho de forma mais humanizada, principalmente no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica”, defende a coordenadora de Saúde, Gislândia Gonçalves.

Setembro Amarelo

Com o lema “Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento”, durante o mês de setembro, a Secretaria das Mulheres irá desenvolver, dentro da instituição e de demais órgãos governamentais, ações sobre a importância da conscientização e do cuidado com a saúde mental. As atividades serão realizadas por meio da Coordenação da Garantia dos Direitos e dos Cuidados e da Coordenação de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais