Cidadeverde.com

Projeto inicia educação de jovens e adultos venezuelanos em três idiomas em Teresina

Imprimir

Um projeto pioneiro iniciou nesta semana a alfabetização trilíngue de 82 imigrantes venezuelanos indígenas, de 15 a 70 anos, da etnia Warao em Teresina.  A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ocorre na unidade Escolar João Emílio Falcão, na zona sul de Teresina.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Educação Washington Bandeira destacou que o projeto também envolve o ensino médio e técnico.

“É uma ação inédita, pioneira no Brasil assim reconhecida pela agência da ONU para Refugiados (ACNUR) porque ela envolve o acolhimento desses venezuelanos imigrantes em abrigos, o que já era feito, mas nós estamos inclusive reformando alguns desses abrigos que são escolas estaduais desativadas e envolve uma educação completa, a alfabetização, educação de jovens e adultos, a educação para o trabalho, educação técnica voltada em especial para as áreas do comércio, do artesanato, também da informativa e uma alfabetização trilíngue tanto na língua portuguesa, linga espanhola, e na língua nativa deles, a língua Warao”, destacou.

Fotos: Gabriel Paulino/CCom

Washington Bandeira acrescentou ainda que a unidade Escolar João Emílio Falcão foi reformada para a ação e que integrantes da etnia Warao também foram contratados como educadores.

“Transformamos a escola João Emílio Falcão, localizada no bairro Bela Vista aqui em Teresina e uma escola indígena adequando material didático, infraestrutura. Tivemos aula inaugural nesta quarta-feira, seguimos com as aulas hoje e nos próximos meses é uma políticia que se torna permanente na Secretaria de Educação. Além disso, contratamos entre os educadores, integrantes do povo Warao, dos imigrantes. Então oito educadores dessa escola que foi transformada em uma escola indígena são do povo Warao”, pontuou.

O Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao, em parceria o projeto Pacto pelas Crianças e a Secretaria de Assistência Social (Sasc), vai preservar a cultura e a língua dessas populações indígenas, pois a alfabetização dos Waraos será baseada no princípio da interculturalidade. O projeto trilíngue contempla os idiomas Português, Espanhol e Warao.

Visita do ministro da Educação ao Piauí

Nesta segunda-feira (11), o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, assinam o termo de adesão do Governo do Estado do Piauí aos programas Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Programa Escola em Tempo Integral.

As políticas fazem parte do pacote de reconstrução da educação brasileira e estão atreladas ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“O ministro Camilo Santana, ministro da Educação, com a sua comitiva, eles vêm a Teresina na segunda-feira, nós faremos um grande evento às 14h30 para o lançamento de três programas federais já lançados, mas o ministro Camilo tem feito esse evento de lançamento em vários estados e esses programas são programas de retomada das obras paralisadas, inacabadas, tanto das redes municipais, como da rede estadual e também do programa federal de escolas de tempo integral que o governo estadual e Seduc também já aderiu e também o compromisso nacional da criança alfabetizada”, acrescentou Washington Bandeira.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais