Cidadeverde.com

Defesa Civil divulga novas medidas para a prevenção de queimadas

Imprimir

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) divulgou nesta semana uma série de ações para prevenir queimadas nas zonas rural e urbana dos municípios piauienses. O diretor de Prevenções e Mitigação da Sedec, Werton Costa, classifica o trabalho como de fundamental importância nesse período de estiagem, considerado de grande risco para o aumento de queimadas.

Umas das ações é a Defesa Civil na Escola, iniciativa que prevê palestras de sensibilização e conscientização em escolas públicas e privadas na capital e no interior. A atuação também inclui eventos regionais preparatórios para o período da estiagem. Já houve encontros nos Territórios de Desenvolvimento da Planície Litorânea, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Entre Rios.

Segundo Werton Costa, os próximos eventos preparatórios ocorrerão nos territórios dos Cocais, Vale do Sambito e Carnaubais, sempre focando as medidas protetivas e de combate às queimadas.

“Os eventos preparatórios constroem a unidade do discurso e das práticas da proteção civil. São momentos de intercâmbio, troca de experiências, mas também de orientações precisas que fortalecem a rede de defesa civil no estado, como instruções para acesso à plataforma S2ID de desastres, elaboração de planos de contingência”, esclarece o diretor de Prevenções e Mitigação.

Werton Costa destaca que as blitzen da estiagem envolvem campanhas de sensibilização e conscientização nas ruas e praças na capital e principais cidades do interior. Elas estão ocorrendo nos municípios de Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Esperantina e Pedro II, e serão estendidas a outras cidades.

Para o diretor, com a campanha de sensibilização e conscientização, a Defesa Civil municia a rede de colaboradores das Comissões Municipais de Defesa Civil (Comdec’s), sobre as condições de risco do período e as formas de atuação para minimizar os efeitos. As campanhas orientam sobre como acionar os principais órgãos de monitoramento e resposta em caso de queimadas, e estimulam ações de cunho educacionais a serem replicadas no âmbito do município.

A Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros e as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública, estão adotando ações conjuntas para prevenir queimadas e orientar a população para os riscos de incêndios diante do aumento da temperatura e a queda da umidade do ar.

Alerta do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar também chama a atenção para cuidados que evitam queimadas, tais como: não queimar lixo doméstico ou entulhos; não jogar pontas de cigarro, latinhas ou garrafas em vias públicas; evitar queimadas para renovar pasto ou plantação.

A forma correta de descarte do lixo também é importante para evitar incêndios. O lixo deve ser colocado no saco adequado para ser recolhido pela prefeitura. Já os resíduos sólidos precisam ser separados pelo morador e levados aos locais destinados pelo município, que fará o recolhimento.

Canal de Atendimento

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), disponibiliza o canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais, para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais praticadas em todo o estado. Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693.

O objetivo do canal é melhorar e agilizar o monitoramento das queimadas ilegais em todo o estado, bem como prevenir e combater de modo mais eficaz a ocorrência de incêndios florestais.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais