Cidadeverde.com

Dengue, Zika e Chikungunya apresentam redução de notificações

Imprimir

O novo boletim epidemiológico sobre arboviroses destaca que o Piauí continua apresentando redução no número de notificações de dengue, zika vírus e chikungunya, quando comparado ao mesmo período do ano de 2022. As notificações de dengue apresentaram uma redução de 77,1%, os registros de zika tiveram uma redução de 85,1% e os registros de chikungunya apresentaram uma redução de 61,2% quando comparados ao mesmo período de 2022. 

Em relação a dengue, o boletim mostra que no ano de 2023, até a 35° semana epidemiológica, foram notificados 7.166 casos da doença em 152 municípios, ao passo que no mesmo período de 2022 o estado teve 207 municípios notificando 31.247 casos. Os municípios de Miguel Leão, Morro Cabeça no Tempo, Luís Correia, Barro Duro e São João da Serra são aqueles que apresentaram maior incidência de casos a cada 100 mil habitantes durante 2023.

Até o momento foram registrados 04 óbitos por dengue em 2023.

“As reduções registradas nesse novo informe epidemiológico não podem ser motivo de relaxamento, em relação às medidas preventivas e de enfrentamento ao mosquito vetor dessas doenças. A Sesapi continuará com seu trabalho de vigilância e acompanhamento junto aos municípios, a população e os gestores municipais precisam também continuar a evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, fala o supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar. 

Zika e Chikungunya

O informe traz dados ainda sobre os registros de Zika, que não notificaram nenhum óbito ocasionado pela doença e apenas 23 casos prováveis provenientes de 13 municípios, ao passo que em 2022 o número de notificações nesse mesmo período foi de 154 casos. Dom Expedito Lopes, Currais, Bom Princípio do Piauí, Inhuma e Nazária foram os 05 municípios com maior incidência de casos por 100 mil habitantes no ano de 2023.

Os dados sobre Febre Chikungunya apontam que a doença já causou 02 óbitos no ano de 2023 no estado. Foram 4.179 casos notificados em 92 cidades. Angical do Piauí, Barra D’Alcântara, Lagoinha do Piauí, Esperantina e Barro Duro são os 05 municípios com maior incidência de casos de chikungunya para cada 100 ml habitantes durante as 35 semanas epidemiológicas de 2023.

“A redução de casos é algo positivo, mas nossa última pesquisa de infestação predial mostra que ainda temos municípios em situação de alerta e de risco dentro do estado. Vamos trabalhar junto a esses municípios e buscar as melhores estratégias para melhorar suas situações, ajudando ainda mais na redução de casos”, falou.

 

Da redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais