Cidadeverde.com

Papa envia mensagem de solidariedade aos atingidos por ciclone no RS

Imprimir

 

O papa Francisco enviou nesta sexta-feira, 8, mensagem de solidariedade aos atingidos pelo ciclone que passou pelo Rio Grande do Sul. O telegrama ao arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Brustolin, é assinado pelo secretário de Estado do pontífice, cardeal Pietro Parolin, e fala em "rastro de destruição e morte".

Francisco pede a reconstrução das localidades de forma rápida e eficaz e concedeu, ainda, a bênção apostólica a todos os atingidos pela tragédia.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até a noite desta sexta-feira, 8, foram registradas 41 mortes e 46 pessoas ainda estariam desaparecidas. Entre as cidades mais atingidas estão Muçum, Roca Sales, Nova Bassano, Santa Tereza, Bento Gonçalves, Estrela, Ibiraiaras, Passo Fundo, Mato Castelhano, Encantado, Lajeado e Arroio do Meio.

Até o momento, 12 municípios decretaram situação de emergência. Os principais danos na região foram registrados em moradias, prédios públicos, comércios, áreas agrícolas, estradas e pontes. Ainda há pontos de rodovias com bloqueios devido às chuvas.

O número de desabrigados é de 3.046, além de 7.781 desalojados. Ao todo, 135 mil pessoas foram afetadas no Estado.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais