Cidadeverde.com

Setembro amarelo: conheça tratamento gratuito de combate ao suicídio em Teresina

Imprimir

Da Redação 

Teresina oferece uma rede de atendimento gratuito em saúde mental através do Serviço Único de Saúde (SUS). Um dos serviços é o do ambulatório ProVida, localizado na Rua Álvaro Mendes, nº 1557, Centro da capital. Neste mês, a campanha Setembro Amarelo, realiza ações sobre prevenção ao suícidio em todo o Brasil. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o coordenador do ProVida, Thiago Pires, destaca que a equipe conta com psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais e o atendimento é espontâneo, sem necessitar de encaminhamento de outros profissionais.

“O ProVida é um ambulatório especializado de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Nós temos aqui psiquiatras especializados na prevenção ao suicídio, também nós contamos com psicólogos especializados e nós temos assistentes sociais, para entender o perfil social desse paciente e também dar os encaminhamentos necessários. É um serviço porta aberta, então o paciente que se enquadra em sofrimento psíquico com ideação suicida, ele pode se encaminhar até o ProVida, mas também pode ser encaminhado dos outros serviços da rede de saúde mental do município, através do CAPS, através dos ambulatórios de saúde mental”, explicou o coordenador.

Thiago Pires acrescenta ainda que o local recebe pessoas a partir dos 13 anos de idade e que é realizada uma triagem para direcionar o atendimento.  O coordenador reforça também que é recomendado a presença de um acompanhante ao paciente.

“A gente atende pessoas a partir dos 13 anos de idade e a gente sempre recomenda que tragam um acompanhante, até também para os maiores de idade, porque o paciente chega aqui fragilizado, muitas vezes ele precisa de uma internação hospitalar e a gente direciona esse paciente. Então é importante o paciente trazer um acompanhante até porque também vai melhorar a assistência desse paciente”, pontua.

Além do ProVida, os Centros de Atenção Piscossocial (CAPS) fornecem atendimentos a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Confira os locais de atendimento:

  • CARTELA_CAPS_01_NM_12_09_2023.jpg
  • CARTELA_CAPS_02_NM_12_09_2023.jpg
  • CARTELA_CAPS_03_NM_12_09_2023.jpg
  • CARTELA_CAPS_04_NM_12_09_2023.jpg
  • CARTELA_CAPS_05_NM_12_09_2023.jpg
  • CARTELA_CAPS_06_NM_12_09_2023.jpg
  • CARTELA_CAPS_07_NM_12_09_2023.jpg
  • CARTELA_CAPS_08_NM_12_09_2023_OK.jpg
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais