Cidadeverde.com

Alunos de escolas públicas serão eleitos para virarem deputados por 3 dias

Imprimir

Foto: Ascom Alepi

O Projeto Parlamento do Futuro lançado nesta terça-feira (12), pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), é uma ação voltada para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, que queiram vivenciar as atividades legislativas dos deputados estaduais. A proposta ocorre através da Escola do Legislativo “Professor Wilson Brandão” (Elepi) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). 

Cerca de 120 alunos de escolas públicas participaram do lançamento, que segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva, os jovens participarão de todo o processo eletivo-democrático, sendo eleitos e vivenciando o parlamentarismo de fato.

"O Parlamento do Futuro, através da educação, envolverá as escolas e a comunidade, os bairros, as cidades, de modo que todos participem do debate social, ajudando, inclusive, a desmistificar a política e combater a antidemocracia”, afirma.

O presidente da Escola do Legislativo do Piauí, deputado Francisco Limma (PT), explicou que a proposta visa promover a formação política cidadã dos jovens estudantes piauienses, por meio da atividade vivencial, que os levem a compreender a organização dos poderes, em especial do Poder Legislativo, bem como a importância da participação popular no Parlamento.

O Projeto Parlamento do Futuro faz parte do eixo da Educação Cidadã, que abrange o Programa de Desenvolvimento de Competências, lançado pela Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, este ano.

ELEIÇÃO 

Para participar do processo, os alunos precisam estar matriculados em escolas públicas estaduais.

Em um processo semelhante às eleições para deputados, as 21 Gerências Regionais de Educação (GRES) realizarão um processo eleitoral para escolha de 30 alunos mais suplentes dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

Os estudantes terão três dias de experiências na Assembleia Legislativa, acompanhando os processos legislativos e os trâmites legais, com acesso ao plenário e as discussões das comissões setoriais da Casa.

O secretário de Estado de Educação, Washington Bandeira, enfatiza que “essa é uma iniciativa completa, do ponto de vista educacional, promovendo, ainda, o respeito à democracia, a experiência ética e política, estimulado o surgimento de novas ideias”.

"O Projeto Parlamento do Futuro é pioneiro no Piauí e vai proporcionar uma oportunidade enriquecedora aos nossos estudantes de conhecer de perto o papel de um (a) parlamentar estadual, bem como o funcionamento da Casa. É uma forma também de aproximar o legislativo piauiense da sociedade", ressaltou o diretor da Escola do Legislativo "Professor Wilson Brandão", José Osmar Alves.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais