Cidadeverde.com

Após Mundial na Dinamarca, técnico da seleção fala da ‘corrida’ olímpica e avalia piauienses

Imprimir

Foto: Imprensa CBBD

Juliana Viana - atleta

 

Por Pâmella Maranhão 

No final de agosto aconteceu o Mundial de badminton, na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca. A equipe Brasileira, formada por nove atletas, sendo quatro deles piauienses voltou com o melhor resultado da história do país. O Brasil terminou entre os 15 melhores países do mundo. O técnico Marcos Vasconcelos, que trabalha à frente da seleção há quase 10 anos fez uma avaliação da participação na rádio cidade verde e destacou os piauienses. 

“Não só o resultado da Juliana (Viana), mas no geral a seleção Brasileira esteve muito bem no Mundial. Apresentamos um nível muito acima do que foi o último Mundial a Juliana realmente teve uma concentração excelente e demonstrou estar em um nível hoje em dia bem alto, bem competitivo, mas em outras categorias também estivemos muito bem”, explicou o técnico da seleção adulta, Marcos Vasconcelos.
 


Juliana Viana, 18 anos, anotou um feito individual importante. É a primeira mulher a vencer um jogo de Mundial pela seleção de badminton, já que conseguiu avançar da 1ª para 2ª fase na simples feminina. 

“Quero agradecer o apoio de todos, estou muito feliz por estar aqui em Copenhagen no meu primeiro Campeonato Mundial. Hoje tive a minha primeira vitória, me sinto grata a tudo e todos afinal estou ao lado dos melhores do mundo com a oportunidade de absorver muito aprendizado”, disse a atleta Juliana, através das redes sociais 

Existe um trabalho sólido e homogêneo quando o assunto é badminton nacional e nomes do Piauí. Atualmente, não se desassociam e os resultados são frutos de um trabalho longo feito diretamente pela equipe Joca Claudino no estado do Piauí. 

“Dentro da corrido olímpica e em especial após a participação na Guatemala nós temos praticamente dois atletas na simples masculina, na simples feminina Juliana Viana bem próxima disso também. As duplas, nos temos dinheiro para competir, mas não temos dinheiro para competir com países como Estados Unidos e Canadá, que fazem de 20 a 25 torneios por ano e nossa média é de 14 a 15. De nível conseguimos competir, mas no financeiro não. Os jogos Pan-Americanos serão determinantes para a subida do ranking olímpico e vamos trabalhar para conseguir fazer uma boa competição”, acrescentou o técnico. 

Os Jogos Pan-Americanos irão acontecer no Chile. A competição distribue sete mil pontos por categorias na corrida olímpica de 2024. No último Pan, o Piauí marcou presença no pódio, mas apenas com medalhas de bronze. 


Seleção Brasileira que esteve no Mundial: 

Ygor Coelho (Simples Masculina); Jonathan Matias (Simples Masculina); Juliana Viana (Simples Feminina), Jaqueline Lima e Samia Lima (Duplas Femininas), Fabricio Farias, Davi Silva (Duplas Masculinas); Davi Silva e Sania Lima (Duplas Mistas); e Fabricio Farias e Jaqueline Lima (Duplas Mistas).

 


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais