Cidadeverde.com

Piauí tem 5 judocas garantidos em torneios internacionais

Imprimir
Depois do último fim de semana, o judô do Piauí mostrou ter condições de retomar a renovação de atletas para a geração pós Sarah Menezes, Benito Mussolini Neto, e Aline Coutinho. No Campeonato Brasileiro Sub-15, disputado em São Luís/MA no último fim de semana, mais dois nomes da nova geração entraram no seleto grupo que promete encher a torcida piauiense de orgulho.
 
João de Deus Sobrinho (até 36kg) foi o campeão e garantiu vaga no Pan Sub-15, que acontecerá em setembro, em Porto Rico. Ele é o primeiro piauiense a conquistar vaga para o Pan-Americano em sua faixa etária. Já Rodrigo Lopes (até 48kg) ficou com a medalha de prata e vai ao Sul-Americano de outubro em Rivera, no Uruguai, e Sant'Ana do Livramento, no Brasil.
 
Os dois judocas também são prova de que é possível formar novos nomes além de Sarah Menezes, titular da seleção olímpica. Tanto João de Deus como Rodrigo são do Judô Expedito Falcão, onde Sarah treina. Os outros dois nomes que já usaram seu passaporte em 2009, Fabrício Alves e Werton Bastos Júnior, são do Judô Queiroz, do técnico Abdias Queiroz Filho.
 
A última chance de outros piauienses, como a campeã nacional sênior Hayssa Ewellin, e nomes como Stanley Torres e Marília Ramos, será o Brasileiro Júnior, em setembro, no Mato Grosso. O campeão vai disputar seletiva do Mundial Júnior, onde Sarah Menezes deverá tentar o bicampeonato. O evento será em outubro, na Grécia.
 
Só em 2009, o judô do Piauí conquistou sete medalhas fora do país. Três com Sarah Menezes, bronze no Pan-Americano Sênior na Argentina, e ouro nas Copas do Mundo de Lisboa, Portugal, e Madri, Espanha. Fabrício Alves foi ouro no Pan Sub-17 e na Copa Pan-Americana, realizados em El Salvador na semana passada. Werton Bastos Júnior ganhou o Sul-Americano Júnior e foi bronze na Copa Internacional, realizados no Chile neste fim de semana.
 
Tudo isso em um cenário cada vez mais disputado. "A cada ano que passa é mais difícil medalhar. Cinco anos atrás, eram 20 federações participando. Hoje temos praticamente todos os estados", diz o presidente da Federação Piauiense de Judô, Danys Queiroz. Cinco anos atrás, São Paulo e Rio de Janeiro monopolizavam vagas no Sul-Americano Juvenil e Júnior, tendo o Piauí em terceiro. Em 2009, 15 estados classificaram representantes.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: