Cidadeverde.com

Pacientes do Piauí comemoram incorporação de medicamento de R$ 92 mil contra fibrose cística pelo SUS

Imprimir

Foto: Freepik

Cerca de 40 pacientes com fibrose cística no Piauí comemoram a incorporação de um medicamento, que pode custar até R$ 92 mil, no Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão, aprovada pelo Ministério da Saúde, foi anunciada no dia 5 de setembro.

Leia mais:

Liliane Barbosa é mãe do Douglas, de 18 anos, diagnosticado com a doença que causa dificuldades de respiração, tosse com secreção, diarreia, dificuldade de ganho de peso. Em muitos casos, o agravamento da fibrose cística obriga o paciente a sofrer internações frequentes e até mesmo a pessar por transplante pulmonar.

“Alguns [pacientes] já estão saindo da fila do transplante, que atualmente se não tiver esse medicamento não vai ter uma vida boa. O principal órgão que afeta é o pulmão e o pâncreas e cada vez que pega uma infecção o pulmão vai”, conta a mãe.

A pneumologista pediátrica, Paloma Santana, reforça a necessidade do diagnóstico e tratamento precoce.

“O diagnóstico da doença, o principal, o primeiro passo que quando é feito adequadamente ele já dá o diagnóstico é o teste do pezinho, que é um teste de triagem neonatal. Então ele é realizado entre o terceiro e quinto dia de vida e ele já pode detectar a doença antes mesmo dos sintomas aparecer. Importante a gente saber qual o tipo de mutação aquele paciente tem, porque dependendo dela, ele vai ter alguns sintomas ou não, vai ter uma medicação que pode ajuda-lo ou não”, destacou a médica.

Segundo dados do Registro Brasileiro de Pacientes com Fibrose Cística, em todo o Brasil são cerca de três mil pessoas com a doença. A expectativa é que a distribuição gratuita do Trikafta comece a ser implementada em até 180 dias, de acordo com o Ministério da Saúde.

A pneumologista Paloma Santana orienta que para receber a medicação, o paciente deve estar vinculado ao centro de referência, localizado no Hospital Infantil Lucídio Portela.

 “O paciente ele tem que está vinculado ao centro de referência, que em Teresina, o nosso centro de referência que diagnostica e que acompanha as crianças é o Hospital Infantil Lucídio Portella, do estado e lá a gente faz a genética de todos os pacientes e então conseguiria determinar se ele está apto ou não a usar a medicação”, reforça.

Para quem sempre viveu com as dificuldades provocadas pela fibrose cística, ter acesso a um medicamento eficiente e sem custos por meio do SUS é uma conquista.

“A gente sabe que é um luta, ainda continua, só que vai mudar muito a vida de quem vai usar essa medicação, inclusive meu filho”, ressalta Liliane Barbosa. 

 

Com informações de Francisco José (TV Cidade Verde) 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais