Cidadeverde.com

Seminário Cerrado Vivo mostra resultados no combate ao desmatamento do bioma

Imprimir

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promove nesta quarta-feira (13) o Seminário Cerrado Vivo, pelo Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. O objetivo é apresentar à sociedade e ao público interno e externo da pasta os resultados das operações de combate ao desmatamento do bioma Cerrado no Estado. O evento acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), das 9h às 12h.

A iniciativa atende ainda a duas metas do Governo, sob coordenação da pasta: Zooneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.

Durante a programação do Seminário, serão entregues equipamentos e materiais a brigadas municipais localizadas na região do Cerrado no Piauí, para o fortalecimento do trabalho de preservação do bioma. Também será apresentado pelo Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh, Felipe Gomes, o Relatório de Desmatamento no Piauí no primeiro semestre de 2023, com ênfase para o Cerrado e os resultados das operações Cerrado Vivo, realizadas pela pasta neste ano.

“Vamos destacar um conjunto de ações promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Semarh, para a preservação do Cerrado e os resultados desse trabalho tão importante”, destacou o diretor Felipe Gomes. “E vamos reforçar, junto ao público presente, os dois compromissos do governo que estão ligados diretamente à defesa do cerrado”.

Como forma de fortalecer ações de preservação dos biomas presentes no Piauí, principalmente o cerrado, e de combater seu desmatamento, também serão ministradas duas palestras, com os temas: “A utilização de tecnologias no combate ao desmatamento ilegal” e “O Zoneamento Ecológico-Econômico como instrumento do desenvolvimento sustentável dos Cerrados Piauienses”.

Confira a programação completa:

09:00 - 09:10 
Abertura: Pronunciamento do Secretário.

09:10 - 09:20
Posse simbólica dos membros da CEZEE.

09:20 - 09:30
Posse simbólica dos membros da Comissão Estadual de Combate ao Desmatamento Ilegal.

09:30 - 09:45
Entrega dos materiais para as brigadas municipais selecionadas (municípios da região dos Cerrados).

09:45 - 10:15
Apresentação do Relatório de Desmatamento no Piauí do 1º Semestre de 2023 (com ênfase para o Cerrado) Responsável: Felipe Gomes.

10:15 - 10:30
Apresentação dos Resultados das Operações “Cerrado Vivo” Responsável: Eduardo Ganassoli.

10:30 - 10:45
Abertura de fala aos participantes.

10:45 - 11:00
Coffee break.

11:00 - 11:30
Palestra 01: “A utilização de tecnologias no combate ao desmatamento ilegal” Responsável: Marco Aurélio, Marcelino e Eduardo Ganassoli.

11:30 - 12:00
Palestra 02: “O Zoneamento Ecológico-Econômico como instrumento do desenvolvimento sustentável dos Cerrados Piauienses” Responsável: Aline Lima.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais