Cidadeverde.com

Projeto Caixola Brincante se apresentará em Teresina com teatro, música e brincadeiras

Imprimir

Fotos:  Fernanda Iannuzzi

Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do novo espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, de Santos, São Paulo, que estaciona nos dias 15 e 16 de setembro no Parque da Cidadania, na Av. Frei Serafim, 110 – Cabral, Teresina, com atividades culturais gratuitas do Projeto “Caixola Brincante”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura.

Não só arte, mas também sustentabilidade viajam na bagagem deste grupo, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado. “Ao longo desses quinze anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, coordenador geral e produtor do Grupo Teatro a Bordo.

Na sexta-feira (15), a trupe com atores se apresenta na Escola Municipal José Camilo da Silveira Filho, no bairro Planalto Uruguai, onde, além da apresentação do projeto, haverá uma oficina de criação de bonecos para as crianças da escola. No sábado, além do Caixola Brincante, a programação também terá a apresentação local das “Marias da Terra: as palhaças agricultoras”, pela Trupe de Mulheres Esperança Garcia, de Teresina.

O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes. “Neste projeto, o público  não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, complementa Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com apoio da CCR Aeroportos, apoio local da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, e produção local da NAVILOUCA Produções e Eventos.

Confira a programação:
LOCAL: PARQUE DA CIDADANIA*
Atividades Gratuitas

DIA 15 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA
A partir das 9h: Cortejo de Chegança dos Artistas na escola (manhã e tarde) 
13H30: Oficina de Criação de Bonecos “FITA, PAPEL, BONECOS” (LOCAL: EM José Camillo da Silveira Filho - Rua 23, 3260 Loteamento Esplanada do Uruguai - Atividade exclusiva para a Escola)
17h: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” (brincadeiras de rua) 

DIA 16 DE SETEMBRO – SÁBADO
16h30: ATIVIDADES INTERATIVAS “AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS” (Apresentação de Artistas locais: Marias da Terra: as palhaças agricultoras.Trupe de Mulheres Esperança Garcia, Teresina-PI)
17h: TEATRO “CAIXOLA BRINCANTE”
18h: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” (Brincadeiras Cantadas)
Término às 19h

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais