Cidadeverde.com

Deputado Átila Filho representará o Brasil no Parlamento do Mercosul

Imprimir

Foto: Câmara Federal


O deputado federal Atila Lira, filiado ao Partido Progressista (PP) do Piauí, foi oficialmente indicado para fazer parte do Parlamento do Mercosul (Parlasul), representando o Brasil. O deputado foi escolhido para participar do grupo composto por 9 senadores e 27 deputados federais, seguindo os mesmos critérios de representação partidária e dos blocos existentes no Senado e na Câmara. 

O principal foco de atuação do grupo será viabilizar o acordo do Mercosul com União Europeia. O Parlamento é responsável por recomendar normas para o bloco, enviar anteprojetos para harmonizar as legislações dos países-membros e solicitar relatórios sobre questões relacionadas ao processo de integração. Além disso, o órgão também realiza audiências públicas com a participação de entidades da sociedade civil e dos setores produtivos. Todos os projetos de normas do Mercosul que requerem aprovação legislativa são analisados e exigem parecer prévio do parlamento.

Além dos 37 parlamentares brasileiros, o Parlasul tem 26 argentinos, 18 uruguaios e 18 paraguaios. Outros 13 parlamentares bolivianos também fazem parte do Parlamento.

O deputado Atila Lira assume a vaga até 31 de janeiro de 2027. Em data ainda a ser definida, ocorrerá a eleição para escolha do presidente e dos dois vice-presidentes do colegiado. O mandato de cada representante no Parlasul tem duração de 2 anos.


O deputado destaca o seu compromisso para promover a integração regional e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural do Mercosul.

"Estou muito feliz com essa oportunidade de representar o Brasil e os brasileiros no Parlasul. Meu compromisso é trabalhar para promover a integração e desenvolvimento”, afirmou o deputado Atila Lira.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais