Cidadeverde.com

Em Teresina, Décio Lima defende permanência do ministério do Empreendedorismo

Imprimir

Foto: Elivaldo Barbosa / TV Cidade Verde

Por Elivaldo Barbosa e Adriana Magalhães

O presidente Nacional do Sebrae, Décio Lima, visitou nesta sexta-feira (15) Teresina para conhecer de perto a realidade dos pequenos negócios da capital piauiense. O local escolhido para a visita foi o Polo Cerâmico do bairro Poti Velho, na zona Norte. Ele falou sobre a medida provisória que criou o ministério do Empreendedorismo e defendeu a permanência. 

Décio Lima gostou do que viu na cidade. Achou os negócios locais criativos e agregadores. No local, 230 famílias de pequenos artesões vivem da produção de artigos de cerâmica.

Durante a visita, o presidente do Sebrae destacou a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e disse que o novo ministério vai propiciar que o setor passe a ser objeto não só de apoio, o que já vem sendo feito pelo Sebrae, mas de políticas públicas oficiais que podem beneficiar um setor que representa 56% da geração de emprego do país, mas que representa menos de 10% do produto interno bruto do país.

Décio Lima considera essencial a permanência do Ministério e acredita que o Congresso Nacional vai ratificar essa medida provisória.

Projeto Sebrae Pelo Brasil

O presidente do Sebrae Nacional está percorrendo todo o país, ao lado de governadores, prefeitos, líderes, associações, comunidade e dos colaboradores do Sebrae.

Por meio do Projeto Sebrae Pelo Brasil, o presidente Décio Lima pretende conhecer de perto as potencialidades locais e discutir desafios e estratégias para o fomento ao empreendedorismo, geração de emprego e renda e diminuição das desigualdades no Piauí e demais regiões do país, traçando as mudanças que o Sebrae Pelo Brasil visa implementar.

Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criou na última quarta-feira (13), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que será entregue ao pessebista Márcio França. Será o 38º ministério do governo.

Conforme a medida, o novo ministério terá como atribuições formular políticas públicas e apoiar o empreendedorismo, as empresas de micro e pequeno porte, a formalização das pequenas organizações, as atividades de artesanato e de microempreendimentos. Também competirá à nova estrutura o incentivo aos arranjos produtivos locais, a promoção da competitividade e inovação de micro e pequenas empresas, formular políticas de microcrédito e favorecer a exportação de itens produzidos por esse tipo de firma, entre outros pontos.

O novo ministério é um desmembramento da pasta de Indústria e Comércio, comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Assim como França, Alckmin também é filiado ao PSB. Eles são aliados políticos de longa data em São Paulo.

A criação do ministério era a parte que faltava da reforma ministerial negociada nos últimos meses com o Centrão. Em 6 de setembro, o Planalto havia anunciado os nomes dos novos integrantes do governo e que Márcio França seria deslocado para a nova estrutura.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais