Cidadeverde.com

Operação Teresina Segura: PM faz 17 prisões e registra 659 ocorrências

Imprimir

Foto: Ascom/PM-PI

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da PM)

A Polícia Militar do Piauí realizou 17 prisões e registrou 659 ocorrências durante a Operação Teresina Segura I, que ocorreu entre os dias 14 a 16 deste mês, com um efetivo de aproximadamente 200 policiais.

A polícia informou que durante a operação intensificou o policiamento ostensivo e preventivo em todas as zonas da capital, especialmente em locais com maior fluxo de pessoas, como bares, restaurantes, paradas de ônibus, praças, centros comerciais, entre outros.

Segundo o coronel Lucena, coordenador da Operação, os dados coletados vão ajudar nas próximas ações da PM. "Os números dos gráficos em si demonstram a redução no número de ocorrências verificadas pelo Copom. Mas o mais importante são as análises dos dados na fonte, onde foram coletados, pois podemos ver horário, ruas, locais, exatamente onde eles aconteceram na cidade. Com essas informações detalhadas, podemos alocar os recursos novamente no local, o recurso e horário adequado, e a forma adequada de aplicar as forças da Polícia Militar. Essa é a importância de termos uma ferramenta de Business Intelligence para nos auxiliar na tomada de decisão quanto à aplicação dos recursos e capital humano da Polícia Militar", explicou o coronel Lucena, coordenador da Operação.

Segundo o coronel, foram realizadas operações e ações de blitz de trânsito, através do BPRE, BPTRAN e Diretoria de Operações de Trânsito da SSP, patrulhamento aéreo com o BOPAER, entre outras modalidades de policiamento.

Ele apontou que houve uma redução nos crimes, com uma queda de 50% nos crimes associados à violência doméstica. "Ao analisarmos os números, podemos ver que houve uma grande redução no CVP [Crimes Violentos contra o Patrimônio] e nos números de violência doméstica. Interessante destacar que os números de violência doméstica são os mais difíceis de conseguirmos baixar. Nesse fim de semana, eles foram inferiores ao final de semana passado", enfatizou o coronel.

Dados divulgados pela PM

Durante a operação, foram realizadas 17 prisões, uma queda de 32% em relação ao final de semana anterior, que teve 25. Quanto aos Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCOs), foram registrados 17, uma queda de 43,3% em comparação com o final de semana anterior, que teve 30.

Também foram registradas 659 ocorrências, o que, segundo a polícia, representa uma redução de 18,13%, pois no último final de semana foram registradas 805 ocorrências.

Houve 15 roubos de veículos, o que representou uma redução de 28,5% em comparação com o período anterior, que teve 21 roubos. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio tiveram uma redução de 21,6%, com 29 casos, em relação ao final de semana passado, que teve 37 casos.

“De uma forma geral, o trabalho desse fim de semana no tocante a distribuição do efetivo e a presença policial nos pontos mais específicos da cidade fez com que nós conseguíssemos evitar uma quantidade de crimes como é visto nos dados levantados e a força policial posicionada nesses locais estratégicos para buscar evitar o crime nos permitiu, além da redução de cometimento de crimes, atender mais rápido às solicitações do cidadão. Então, podemos afirmar que a PM otimizou toda a sua capacidade operacional tanto na repressão ao crime, mas principalmente no aspecto da prevenção, pois nós, estávamos prontos para a reação, mas, principalmente, conseguimos demonstrar que a presença policial, baseando a estratégia na prevenção, refletiu positivamente no emprego repressivo da força policial”, disse Lucena.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais