Cidadeverde.com

Pesquisa do INEP aponta as cinco melhores escolas do Piauí no ENEM

Imprimir

O estudo apresenta um ranking das instituições que melhor prepararam para o exame nacional, de acordo com as notas obtidas nos últimos dois anos.

Como um indicador da qualidade do ensino no Brasil, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é sempre um parâmetro observado pelo Ministério da Educação, gestores, educadores, instituições de ensino, famílias e estudantes. Por isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realiza periodicamente um estudo com base nos microdados da prova e apresenta um ranking das melhores escolas do país, segmentado por estado. Nesse contexto, a pesquisa aponta as cinco melhores escolas do Piauí.

Foto divulgação: Instituto Dom Barreto, localizado no centro da cidade de Teresina.

O Instituto Dom Barreto, Colégio Objetivo, Educandário Santa Maria Gorete e Colégio CEV são os destaques no ranking da pesquisa "Análise da Evolução e Disparidades nas Notas do ENEM", que traz dados de 2020 e 2021, com base nas respostas do questionário socioeconômico da inscrição do candidato e nas questões das provas.

Em 2020, o Instituto Dom Barreto liderou o ranking com uma média de 693,08 pontos. Em segundo lugar está o Colégio Objetivo Teresina com 668,14 e em terceiro o Colégio das Irmãs, com 667,76. Em seguida estão:  Educandário Santa Maria Gorete com 658,07 e CEV Jockey com 657,66.

Foto divulgação: Colégio Objetivo, localizado na zona leste de Teresina.

Já em 2021, a maior pontuação foi do CEV Jockey, com uma média geral de 683,06. Em segundo lugar aparece o Instituto Dom Barreto, com 674,30, e em terceiro está o Colégio Objetivo Teresina, com 660,22. Em seguida, temos o Colégio Lerote, com média de 640,33 e o Educandário Santa Maria Gorete, com 639,40.

Observando os dados do biênio, o destaque do pódio entre as melhores escolas que preparam para o Enem no Piauí vai para o Instituto Dom Barreto e Colégio Objetivo, que menos oscilaram a média e se mantiveram entre as primeiras colocações nos dois anos. 

Confira na tabela abaixo as escolas campeãs no estado e compare as médias.

5 melhores escolas do Piauí no Enem 2020

Fonte: Aio Educação – Pesquisa com microdados do ENEM pelo INEP, divulgada em 03/08/2023.

5 melhores escolas do Piauí no Enem 2021

Fonte: Aio Educação – Pesquisa com microdados do ENEM pelo INEP, divulgada em 03/08/2023.

Vale destacar ainda que todas essas escolas têm uma média geral acima de 600 pontos, o que demonstra a excelência no ensino e o alto nível de preparação dos alunos que obtêm as maiores notas no ENEM, a maior forma de ingresso no Ensino Superior do país. Esse ranking consolida um dado já conhecido:  as escolas piauienses tem uma educação de alta qualidade que torna o estado destaque no Brasil.

Foto divulgação: Alunos realizando simulação para o ENEM em sua escola.

Leonardo Soares, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI) afirma que essas instituições estão unidas com o propósito de desenvolver uma educação de excelência, que prepara os estudantes para enfrentarem as provas de vestibulares de todo o país com confiança e determinação. 

“É com imenso orgulho que destacamos a força das escolas privadas do Piauí na preparação dos estudantes para o Enem, e, consequentemente, para um futuro promissor. Trabalhamos incansavelmente para que cada estudante alcance seu potencial máximo, adquirindo conhecimento e habilidades que não apenas os ajudarão no vestibular, mas também na vida. Por isso, a preparação para o ENEM é um desafio que enfrentamos com determinação e seriedade, na certeza de que o talento e a dedicação dos alunos sempre repercutirão positivamente, culminando em resultados de sucesso”, complementa Leonardo Soares.

Da Redação