Cidadeverde.com

Empresário é preso por golpes na venda de veículo; 2° suspeito está foragido

Imprimir

Foto: Reprodução/ Polícia Civil

José Victor Belmiro é suspeito de golpes na venda de carros e continua foragido

Por Bárbara Rodrigues

O empresário Abimael Conceição, que é proprietário de uma mecânica no bairro Monte Castelo, foi preso nesta terça-feira (19) suspeito de golpe para a venda de veículos em Teresina. O homem agia supostamente em conjunto com José Victor Belmiro, que está foragido. Uma das vítimas é proprietária de locadora de carros e havia alugado um veículo para um dos suspeitos, algum tempo depois encontrou um anúncio sobre a venda de um automóvel on-line, quando foi fazer a compra descobriu que o veículo já era de sua propriedade. 

O delegado Leonardo Costa, do 4° DP, informou que são vários os crimes que os dois suspeitos respondem em mais de um distrito policial, principalmente José Victor que seria o líder. Abimael é apontado na investigação como o responsável por ceder as contas para as transações bancárias de José Victor durante os golpes.

 "No mês de Março de 2023, chegaram ao alcance do 4º DP, diversos boletins de ocorrência noticiando o crime de estelionato praticado por essa dupla, o José Victor e o Abimael. A polícia instaurou os inquéritos policiais aqui no 4º DP e na manhã de hoje conseguimos realizar a prisão de um dos alvos. O José  Victor, que é o principal integrante desse crime, não se encontra mais nos endereços registrados na polícia de modo que está foragido da justiça", explicou o delegado.

Foto: Bárbara Rodrigues

Delegado Leonardo Costa


O esquema

Segundo o delegado, o esquema consistia principalmente no aluguel de veículos em locadoras, e depois os veículos que tinham sido alugados eram vendidos.

"A prática dos crimes de estelionato consistia na venda fraudulenta de veículos. A dupla se passava por corretores em algumas ocasiões e fazia vendas fraudulentas. Ele não tinha interesse nenhum em concretizar os negócios. Eles se apropriavam dos valores repassados a eles e não entregavam os veículos. Ou quando comprava o veículo, ele fazia pagamentos respectivos. Essa prática ficou configurada como o crime de estelionato. A conduta é explicada no Código Penal como crime", declarou.

O mandado de prisão preventiva de hoje foi em decorrência do aluguel de um veículo realizado por José Victor em uma locadora. O carro alugado depois foi repassado para outra pessoa que decidiu colocar a venda.

O dono da locadora ao ver o veículo a venda, decidiu comprar, mas se surpreendeu ao descobrir que na verdade se tratava de um carro dele que tinha sido alugado.

"Esse é um caso bastante interessante porque a dupla, principalmente o José Victor alugou um veículo em uma locadora da cidade de Teresina, na zona Sul. Posteriormente, ele repassou esse veículo para uma das vítimas que ele havia dado o golpe em uma forma de compensação pelo golpe aplicado nessa vítima. E, posteriormente, essa pessoa que recebeu o carro botou o carro à venda. E o dono da empresa, o proprietário do carro, se interessou pelo valor oferecido na venda e determinou a aquisição do veículo. Quando ele foi incorporar o veículo na sua frota, ele viu que já estava na conta da propriedade. E percebeu que tinha comprado o próprio veículo", disse Leonardo Costa.

Outras investigações

Além desse caso, no 4º DP existem mais dois inquéritos, em um deles José Victor vendeu um veículo de um amigo de infância e não repassou o valor. No caso desse inquérito ele já foi encaminhado para a Justiça.

Denúncia

José Victor se encontra foragido. A polícia divulgou o número 99526-7413 para receber as denúncias que podem ser realizadas de forma anônima.

"O José Victor hoje é foragido da justiça, tem um mandado de prisão preventiva decretado. A polícia civil continua em diligências com o objetivo de localizá-lo para dar o fiel cumprimento ao mandado de prisão", destacou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais