Cidadeverde.com

Com altas temperaturas, climatologista reforça importância dos alertas climáticos

Imprimir

As temperaturas durante esta semana podem ultrapassar os 40 ºC no Piauí, em razão de uma onda de calor que afeta o Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Veja também: 

Em entrevista ao "Notícia da Manhã", o climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, ressaltou que o estado já vem enfrentando altas temperaturas neste segundo semestre e que a população deve ficar atenta aos alertas laranja e vermelho de baixa umidade do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

“A recomendação que a gente dá é que a sociedade internalize o alerta, ela crie um costume. Qualquer cidadão pode acessar a página do INMET, a página do CEPETC, a página da Semarh, as redes sociais da Defesa Civil e observar o seguinte: qual é o alerta do dia? Geralmente o alerta é publicado às 9h da manhã, esse alerta tem um ciclo de 24 horas e ali o cidadão vai saber qual o alerta da sua cidade. Se o alerta for amarelo, é alerta moderado fraco. Agora, se for laranja, você tem que se policiar; laranja e vermelho são alertas de alto risco. Portanto, é importante que a gente comece a se acostumar com essa simbologia e tomar as medidas que são as orientações dos médicos e da Defesa Civil”, destacou Werton Costa.

O fisiologista Igor Monteiro também explica os efeitos dessas ondas de calor no corpo humano, principalmente durante a prática de atividades físicas e como minimizar os riscos à saúde.

"A pessoa que está desidratada, independente da atividade física ou não, ela sente aquela fadiga, cansaço, as vezes dor de cabeça, então isso são sinais que o corpo da gente está desidratado. Então nesse período no ano, principalmente no nordeste, Piauí, a gente tem que aumentar o nosso consumo hídrico, a gente tem que tentar beber mais água e tente prevenir essa desidratação durante a atividade física", reforçou. 

 

Da Redação 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais