Cidadeverde.com

À espera de inauguração, Museu da Imagem e do Som é invadido e depredado

Imprimir

Por Roberto Araujo

O Museu da Imagem do Som, que vai funcionar no antigo prédio da Câmara de Teresina, no centro da capital, tem sido alvo da ação de criminosos. O prédio foi invadido e depredado e teve parte dos seus equipamentos furtados nos últimos dias. A prefeitura de Teresina, que está construindo o museu, ainda não contabilizou os prejuízos das ações de vandalismo.

A Superintendência de Ações Administrativas (SAAD) Centro, responsável pela obra do museu, informou nesta quarta-feira (20) que a estrutura já está 100% concluída, faltando apenas a aquisição de mobiliário e o planejamento da museologia do local. Em nota, a Superintendência disse que lamenta o ocorrido e informou que solicitou reforço nas ações de patrulha e vigilância à Guarda Municipal. (Veja a nota completa no final da reportagem) 

Imagem: TV Cidade Verde 

De acordo com membros do coletivo Salve Rainha, entusiastas da obra do museu, equipamentos de ar condicionado, fiação, extintores e mangueiras foram levados do prédio. Além disso, paredes e tetos foram danificadas. Sócia-fundadora do Salve Rainha, Poliana Aguiar defende que o espaço seja inaugurado o quanto antes.

"Nós do Salve Rainha sentimos grande pesar por verificar essa situação de descaso com nosso prédio porque a gente entende esse espaço como nosso, da sociedade, onde a gente já ocupou quando era abandonado, a antiga Câmara. A juventude teresinense conheceu esse espaço através das ocupações do Salve Rainha , e ela sente um anseio de ver esse equipamento funcionando e servindo a todos da sociedade", disse.

Para o membro do coletivo Salve Rainha, Mano Fire, uma solução seria entregar o prédio por partes, de modo que o abandono não permita a ação de criminosos no espaço. "O que a gente exige da SAAD Centro, da Prefeitura, que se não tem condições de entregar o prédio todo, que vá entregando por partes, por etapas, o que não pode é deixar esse prédio desabitado, sendo invadido, e o patrimônio público e imaterial da nossa cidade sendo vandalizado e transformado em moeda de compra de drogas", citou.

Foto: Enviada ao Cidadeverde.com

 

Com um investimento da Prefeitura de Teresina na ordem de R$ 8 milhões, o Museu da Imagem e do Som teve as obras iniciadas em 2016, com a recuperação do antigo prédio da Câmara Municipal, localizada no centro da cidade. Está sendo planejado para o local uma pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, triagem, revisão de filmes, digitalização e fotografia, além de espaços para exposições, com salas de projeção, atividades culturais e lojas. Também está previsto para o espaço uma biblioteca, restaurante, auditório, cafeteria e salão externo.

VEJA A SEGUIR A NOTA DA SAAD CENTRO:

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informa que a estrutura física da revitalização Museu da Imagem e do Som (MIS) já foi totalmente concluída. Este é um passo significativo em direção à concretização de um espaço cultural de grande relevância para a capital. 

Tanto a SAAD Centro, quanto a Secretaria de Planejamento (SEMPLAN) estão atualmente no processo de licitação para adquirir o mobiliário e planejar a museologia para que toda a estrutura possa ser entregue pronta para o uso do teresinense. 

A obra, que se arrastava desde 2016, foi concluída pela gestão em dois anos. Foram investidos mais de R$8 milhões na parte estrutural do MIS.

Além disso, o processo de aquisição do acervo Torquato Neto está em trâmite, juntamente com a consultoria para sua instalação, visando a museologia e o mobiliário necessários. Assim, em breve, teremos um museu completo e enriquecedor para todos.

Lamentamos profundamente o incidente que prejudicou parte da estrutura do prédio do MIS. Estamos tomando medidas imediatas para reforçar a segurança nas instalações e solicitamos à Guarda Municipal que intensifique as ações de patrulha e vigilância em torno do espaço para prevenir futuros incidentes.

A SAAD Centro e a Secretaria de Planejamento (SEMPLAN) estão atualmente em processo de licitação para adquirir o mobiliário e planejar a museologia, assegurando que o espaço esteja pronto para uso em breve. Estamos comprometidos em proporcionar à comunidade teresinense um museu de qualidade e enriquecedor.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais