Cidadeverde.com

Viva Piauí trará estudos inéditos sobre a mudança climática no estado

Imprimir
  • viva-piaui2.jpg Marina Sérvio/ cidadeverde.com
  • viva-piaui.jpg Marina Sérvio/ cidadeverde.com
  • 2.jpg Marina Sérvio/ cidadeverde.com
  • 1.jpg Marina Sérvio/ cidadeverde.com

 

Por Marina Sérvio 


O projeto ‘Viva Piauí por um Futuro Sustentável’, especial que marcará o Dia do Piauí, foi lançado nesta quinta-feira (21) durante o programação da TV Cidade Verde pelos jornalistas Joelson Giordani, Gorete Santos e Deborah Radassi. Este ano, o especial trabalhará o tema da sustentabilidade sobre diversos aspectos, incluindo o potencial que o estado tem para ideias e iniciativas inovadoras.

Os repórteres viajarão para diversos municípios, de norte a sul, com a intenção de trazer um retrato das riquezas e da realidade vivida no Piauí. Além disso, serão exibidos mapeamentos e estudos inéditos que trarão dados sobre a situação climática no estado.

“Um tempo em que o Brasil discute esse aumento recorde de temperaturas, é fundamental que nós possamos entender de que maneira podemos colaborar pra a melhor qualidade de vida, sobretudo a longo prazo. Inclusive, mostraremos projetos que prometem mudar o estado” conta o diretor de jornalismo da TV Cidade Verde, o apresentador Joelson Giordani. 

Como descreve a repórter Gorete Santos, uma das responsáveis pelo projeto, o material resultará em um programa de mais de duas horas de duração que será exibido na TV Cidade Verde dia 19 de outubro a partir das 12h15. “Vamos trabalhar a sustentabilidade em vários eixos. As reportagens, desde o litoral ao extremo sul do estado, serão concentradas no que o Piauí já tem pra oferecer e a necessidade de preservação disso para garantir o futuro” explica a jornalista. 

‘Viva Piauí por um Futuro Sustentável’ trará diversas soluções possíveis tanto para o poder público, como para a iniciativa privada e para os cidadãos. Novos hábitos, novas formas de consumo e de trabalho serão apresentados sob o conceito das cidade inteligentes que prometem promover a preservação e o aumento da qualidade de vida de todos, alcançando diversos objetivos como a redução da temperatura.

Foto: Ascom/ Aneel 

Energias Renováveis 

O Piauí é destaque internacional quando o assunto é produção de energias renováveis, ou, como também são conhecidas, energias limpas. Esse também será um tema abordado no especial, com exemplos de novas pesquisas que trazem inclusive iniciativas inovadoras como o hidrogênio verde. 

“Aqui, começou com a energia eólica, já tem se expandiu para a energia solar. E o Piauí é um protagonista no desenvolvimento de energias renováveis, não só no Brasil, inclusive com alguns dos maiores parques da América Latina. E agora, temos a grande promessa que é o hidrogeno verde. Então, a gente vai trazer toda essa discussão” reitera a jornalista Gorete Santos.