Cidadeverde.com

Dez municípios do Piauí sem acesso a saneamento irão receber banheiros secos

Imprimir

Foto: Divulgação/Codevasf

Famílias carentes de dez municípios do semiárido do Piauí receberão banheiros secos. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), um Termo de Responsabilidade será assinado com as prefeituras piauienses nesta sexta-feira (22), para viabilizar a instalação de 233 módulos sanitários.

Os banheiros serão distribuídos nas seguintes cidades: Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí, Santana do Piauí e Sussuapara. O banheiro seco dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção dos dejetos em localidades sem acesso a saneamento.

Ainda segundo a Codevasf, a escolha dos núcleos familiares beneficiados com o módulo sanitário segue critérios de priorização dos municípios, de acordo com a localização no semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais, o que precariza a realização das necessidades fisiológicas por parte destas famílias.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 2,9 milhões em recursos oriundos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para a instalação dos módulos. 

O superintendente da Codevasf no Piauí, Marcelo Filho, destaca a parceria com as prefeituras e explica a importância da tecnologia de banheiros secos com tratamento por desidratação para as localidades sem acesso à água.

“O poder municipal é parceiro da Codevasf nas fases de seleção e de capacitação das famílias beneficiadas, que acontece com o apoio dos agentes comunitários dentro dos critérios estabelecidos. Logo após, a empresa vai às localidades instalar os aparelhos. Estas pessoas, que antes não tinham banheiro em casa, não precisam mais descartar dejetos em locais inadequados. Higiene também é saúde e qualidade de vida”, disse Marcelo Filho.

Estarão presentes no encontro, nesta tarde, em Teresina, o superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Castro Filho; representantes da empresa Fortlev, responsável pela instalação dos módulos sanitários por desidratação; e prefeitos dos municípios contemplados, além de técnicos e membros das secretarias municipais de saúde, órgãos responsáveis pela seleção e cadastramento das famílias beneficiárias.

Tecnologia alternativa

O módulo sanitário de desidratação, ou banheiro seco, é uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto e dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção de dejetos. O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.

O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito de 2 a 4 meses pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueadas na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.

Além do fornecimento e instalação dos módulos, a ação também contempla mobilização social, capacitação dos beneficiários e monitoramento para garantir o uso correto e melhor aceitação por parte dos beneficiários.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais