Cidadeverde.com

Governador sanciona lei para pagamento retroativo do piso da enfermagem no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/ cidadeverde.com

Por Marina Sérvio 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, autorizou o pagamento do retroativo, do valor correspondente ao piso nacional, para os profissionais de saúde do estado que ocupam os cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Os valores complementares foram repassados pela União e correspondem aos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. 

A lei também prevê o repasse dos valores ao fundo municipal de saúde, referentes ao mesmo período, para o pagamento do piso nacional de profissionais da enfermagem municipais vinculados aos hospitais locais, aos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), ao Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) municipais.

A votação do projeto de lei que autoriza o novo pagamento aconteceu na última quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa. A matéria foi apreciada em plenário após sessão extraordinária.

Veja a lei publicada no Diário Oficial clicando aqui.

De acordo com a Lei N° 8.156, de 20 de setembro, o estado irá transferir a parcela complementar a cada profissional estadual de enfermagem informado no Investsus (https://investsus.saude.gov.br/), segundo o Ministério da Saúde.

Novos repasses

A lei já estabelece no artigo 3° como será feito o pagamento dos profissionais nos meses posteriores. Porém, deixa claro que os repasses estão diretamente ligados ao envio da verba pelo Governo Federal. 

Art. 3° A eventual interrupção ou suspensão dos repasses da União a título de assistência financeira complementar para o piso nacional dos profissionais da enfermagem, instituído pela Lei n° 14.434, de 04 de agosto de 2022, ou divergências nos cálculos ou transferência insuficiente, não gerará responsabilidade de complementação pelo estado do Piauí com recursos próprios do tesouro estadual.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais