Cidadeverde.com

Professor do IFPI analisa expansão das organizações criminosas no Piauí

Imprimir

Foto: Júlia Borges - TV Cidade Verde Picos

O professor doutor e pesquisador em Segurança Pública do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus de Picos, Marcondes Brito, analisou a expansão das organizações criminosas no Piauí. A pesquisa traz o município de Picos-PI como ponto estratégico importante para o mercado do crime.

"Picos é uma das três cidades mais importantes do Estado, quando a gente fala de tráfico também não podemos ignorar que o tráfico é um mercado ilegal, que tem provocado violências e mortes. Além disso, Picos é um entroncamento que liga Estados do Nordeste, ligando rotas, por onde todos os dias circulam produtos legais e ilegais. Picos, assim como Parnaíba e Piripiri tem se mostrado num interposto estratégico para grupos criminais nacionais e locais, vindos do Ceará", explicou o professor.

Paralelo a esta análise, o professor ressalta que o tráfico de entorpecentes também fomenta a prática de outros crimes como tráfico de armas e homicídios. 

"O tráfico de entorpecentes agrega crimes como tráfico de armas, assaltos à bancos, furtos de veículos, que são utilizados como moeda de trocas nos desmanches, muitas vezes orientados por grupos criminais", frisou.

Piauí produtor e distribuidor de entorpecentes

A pesquisa revela ainda que o Piauí além de ser um distribuidor é também um produtor de entorpecentes em razão das grande plantações de cannabis localizadas.

Entre 2020 e 2021 foram apreendidas três grandes plantações de Cannabis (maconha) aqui no semiárido, como nas cidades de Caracol, Simplício Mendes e São Raimundo Nonato. Isso acaba trazendo para nós a ideia de que o Piauí também é produtor e distribuidor de drogas", concluiu.

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais