Cidadeverde.com

Polícia vai investigar conduta de socorristas do SAMU durante atendimento de cabeleireiro

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Caroline Oliveira

O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Baretta, informou ao Cidadeverde.com que vai instaurar um procedimento investigatório para apurar a conduta da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que socorreu o cabeleireiro Rivaldo de Sousa Barreto, de 38 anos, último sábado (23). Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram que os socorristas não ajudaram a vítima a subir na maca. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) também informou que irá apurar a conduta dos profissionais no atendimento.

Rivaldo foi espancado e encontrado quase sem vida no grotão da Vila da Paz, na Zona Sul de Teresina. Ele foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no domingo (24). 

Segundo o delegado Baretta, o Instituto Médico Legal (IML) apontou que a vítima estava com uma costela quebrada devido ao espancamento que sofreu. Ele vai pedir o laudo cadavérico 

"Essa costela quebrada pode ter perfurado o pulmão após o cabeleireiro ter sido obrigado a fazer esforço físico para subir sozinho na maca. Os vídeos são claros, ele cai e a equipe fica olhando. Vou pedir o laudo cadavérico e intimar os socorristas para saber se houve dolo ou culpa", afirma o coordenador. 

Baretta informou que os laudos serão determinantes para apontar a causa da morte de Rivaldo. "A necrópsia já informou a costela quebrada, com os laudos vamos saber o que realmente aconteceu", finalizou. 

Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram o atendimento de socorristas do SAMU ao cabeleireiro, já quase desacordado e com dificuldade para subir a maca. Pelas imagens, é possível ver que a equipe não teria auxiliado o paciente a subir na maca e em algumas vezes ele desequilibra e cai. Populares que acompanhavam o socorro ajudaram o cabeleireiro.

Imagens cedidas por Joselito Andrade ao portal Cidade Verde

 

Veja nota completa da Fundadação Municipal de Saúde - SAMU:


A Fundação Municipal de Saúde lamenta o ocorrido com o cabelereiro Rivaldo de Sousa Barreto e se solidariza com os familiares e amigos. 

A FMS determinou  a abertura de Processo Administrativo Disciplinar – PAD - para apurar eventuais irregularidades dos servidores públicos.

A FMS reitera seu compromisso na prestação de serviços de saúde e se coloca à disposição de todos os órgãos para esclarecimentos e apuração da conduta dos envolvidos.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais