Cidadeverde.com

Piauí sedia intercâmbio do mel com participantes da Argentina

Imprimir

O Piauí é destaque nacional na apicultura. Em uma década, houve um crescimento de 432% na produção de mel, o maior dentre as federações brasileiras. Para discutir estratégias da cadeia produtiva piauiense e compartilhar experiências exitosas da região, o estado sedia intercâmbio técnico, ontem (26) e hoje (27), com representantes de órgãos federais, autoridades políticas e técnicos da Argentina. 

A programação do evento iniciou na Embrapa Meio Norte com a atualização do cenário da apicultura no Piauí e apresentação das ações da entidade. Em seguida, a comitiva desembargou, em Simplício Mendes-PI, para visitar a Cooperativa Mista dos Apicultores da região (Comapi), que exporta mel piauiense para os Estados Unidos e Europa. 

Ainda em Simplício Mendes, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregará uma unidade de extração de mel, no Assentamento Betânia, maquinário com nova tecnologia para processar o produto.
Participam da agenda representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, deputado federal de Roraima, José Albuquerque, bem como integrantes das áreas agrícolas de Santa Catarina e da Argentina. 

O superintendente da 7ª Regional da Codevasf-PI, Marcelo Castro Filho, destaca o papel do Piauí no cenário mundial. “Os participantes estão aqui para aprender um processo que já iniciamos há muito tempo e hoje é uma realidade reconhecida. O Piauí é o maior exportador de Mel orgânico para o resto do mundo, sobretudo porque nosso produto é de mata nativa, totalmente orgânico. É a Codevasf como indutora de fomento e fortalecendo os trabalhadores locais”, disse.

O intercâmbio encerra em São Raimundo Nonato-PI, que é o terceiro maior produtor de mel do país. O grupo também visita o Parque Nacional Serra da Capivara.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais