Cidadeverde.com

Eleição do Conselho Tutelar registra filas e urnas com problemas em Teresina; votação até 17h

Imprimir

Foto: Roberto Araújo

Por Graciane Araújo e Roberto Araújo

Em Teresina, a eleição para conselheiros tutelares transcorre com tranquilidade, mas com alguns problemas pontuais. Das 200 urnas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), três apresentaram falhas e foram substituídas. O Cidadeverde.com apurou que uma situação bastante relatada tem sido a demora, no mínimo, 30 minutos para que os eleitores consigam votar. Na Capital, a expectativa é que 595 mil eleitores vão às urnas para a escolha dos 35 membros do Conselho Tutelar, entre os 72 candidatos. 

Foto: Roberto Araújo

Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais. A votação não é obrigatória.

"É uma contribuição que a gente dá à sociedade escolhendo bem aqueles que vão cuidar das nossas crianças e trazer uma representatividade. Mesmo não sendo obrigatório votar, acho importante participar. Mesmo com o calor, a necessidade ultrapassa essa pequena dificuldade", disse a dona de casa Francilene Pinheiro, que votou na Escola Municipal Simões Filho, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina. 

Foto: Roberto Araújo

Confira locais de votação disponibilizados pelo TRE: consulte aqui seu local de votação

André Santos, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), disse ao Cidadeverde.com que acompanha de perto a eleição para evitar qualquer intercorrência. Neste sábado (30), véspera da eleição, a candidatura da conselheira tutelar, Valdenice Alves Pereira, foi cassada após ela pedir votos durante uma live em um culto evangélico.

"Não houve ocorrência maior e estamos fiscalizando de perto. A lentidão para votar existe, pois a população acabou optando por vir mais pela manhã, mas pedimos paciência. Achávamos que teríamos mais urnas. Foi concentrado um número grande de votantes, cerca de 595 mil eleitores para votar em 200 urnas. De toda forma, vamos garantir que todas as pessoas tenham direito a voto. Os portões fecham às 17h, mas as pessoas que tiverem dentro das seções terão o voto garantido", destaca André Santos. 

A apuração inicia logo após o fechamento dos portões e, em Teresina, será no prédio da Coordenadoria de Direitos Humanos.

Pela primeira vez, a eleição para a escolha de conselheiros tutelares é realizada em todos os municípios brasileiros, na mesma data. Ao todo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), serão escolhidos 30,5 mil conselheiros entre os candidatos para os postos.

"Essa parceria com o TRE-PI facilita também para que possamos ter uma eleição mais transparente e com agilidade maior", conclui o presidente do CMDCAT.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais