Cidadeverde.com

Conselho cassa candidatura de conselheira tutelar por usar culto para pedir votos

Imprimir

Por Yala Sena

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente cassou, por unanimidade, o registro de candidatura da conselheira tutelar, Valdenice Alves Pereira, por pedir votos durante uma live em um culto evangélico.

Valdenice Pereira, que tenta reeleição e trabalha no 6º Conselho, da zona Leste de Teresina, criado recentemente, foi denunciada, já que tem vídeo mostrando uma pastora pedindo votos durante o culto para a conselheira. 

No vídeo, a pastora faz o seguinte pedido ao lado da conselheira Valdenice: 

“Ela fez um papel brilhante e eu sei que ela vai ser bem sucedida nessa eleição, mas se cada um de nós, além de votar, conseguir mais um, dois, três votos, ela vai ser a primeira. Amém. E para o povo de Deus temos que fazer com excelência e vamos assumir esse ministério da irmã”, diz a pastora no culto com transmissão online. 

A cassação foi publicada no Diário Oficial do Município e foi dado dois dias para a conselheira apresentar sua defesa.

A defesa de Valdenice Pereira argumentou que para a Constituição Federal, o estado é laico e que a candidata não cometeu nenhuma infração e que ela estaria sofrendo intolerância religiosa. O Conselho não acatou a defesa e cassou seu registro.

Na urna eletrônica, o nome de Valdenice continuará para votação, no entanto a Comissão Eleitoral fará a anulação dos votos declarados para a candidata cassada.

O presidente do Conselho, André Santos,  ressaltou que foi uma decisão do pleno, já que a candidata infringiu regras que vedam durante a campanha eleitoral.

“Entre as vedações está o de não poder fazer transmissão ao vivo, pois fere isonomia entre os candidatos. É proibido o uso do poder político ou religioso e é vedada a campanha em cinemas, clubes, lojas, templos religiosos, ginásio, estádios”, ressaltou André Santos.

Das 73 candidaturas inscritas para conselheiros tutelares, quatro registros foram denunciados, mas apenas uma cassada. 

A eleição de conselheiros tutelares acontece amanhã (1) das 8h às 17h e podem votar qualquer eleitor acima de 16 anos. Teresina elege 35 conselheiros para os sete conselhos existentes que trabalham na defesa da criança  do adolescente. 

Veja aqui onde pesquisar seu local de votação.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais