Cidadeverde.com

Veja os 35 conselheiros tutelares eleitos em Teresina; mais votada obteve 2.100 votos

Imprimir

Foto: Ascom

 

Atualizada às 8h30 em 02/10 - por Yala Sena 

A Comissão Eleitoral divulgou a relação dos candidatos eleitos para os sete Conselhos Tutelares de Teresina. A conselheira Lilian de Góis foi a candidata mais votada e obteve 2.100 votos. Em segundo lugar ficou Ecicla Resplandes com 1.656 votos.

Na eleição de ontem – pela primeira vez com votação em urna eletrônica -  mais de 50 mil eleitores votaram em Teresina, dos 596 mil eleitores aptos.

O presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), André Santos, informou que o resultado da eleição saiu às 23h30 e que tudo transcorreu dentro do previsto. Ele informou que três urnas foram substituídas pois apresentaram defeito. Sobre as denúncias de derrame de dinheiro na eleição de conselheiro, André Santos disse que não recebeu nenhuma denúncia. 

O resultado será publicado no Diário do Município, a diplomação dos eleitos será dia 15 de dezembro e a posse em janeiro. Foram eleitos 35 conselheiros para os sete conselhos. 

 

 

Por Caroline Oliveira e Ídria Portela

As eleições para decidir quem serão os próximos conselheiros tutelares em Teresina encerraram às 17h. Os nomes dos 35 mais votados devem ser conhecidos ainda neste domingo (1), mas oficialmente só serão divulgados amanhã. A apuração acontece no prédio da Coordenadoria de Direitos Humanos, no Centro da cidade.

Foram 72 candidatos e cada eleitor poderia votar em apenas um nome. Na capital, 596 mil pessoas estavam aptas a votar nas 200 urnas espalhadas por Teresina. O número de eleitores também só deverá ser divulgado nesta segunda-feira(2)

O presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), André Santos, informou que os atrasos apresentados pela manhã foram devido ao aumento de eleitores que “fugiu um pouco do esperado”. 

“A eleição realmente tomou essa proporcionalidade, essa magnitude, com a quantidade de eleitores. A imprensa nos ajudou muito também, as rádios, pra que a população pudesse vir votar no dia de hoje. Nós tivemos só 200 urnas em Teresina, onde há quase 600 mil eleitores e acabou tendo um pouco desse atraso no início da votação, mas graças a Deus tudo transcorreu na normalidade”, avaliou André Santos.

Ele disse que três urnas precisaram ser trocadas e foi uma substituição rápida, sem transtornos para os eleitores. 

Veja também:

Eleição do Conselho Tutelar registra filas e urnas com problemas em Teresina; votação até 17h

Pela primeira vez, a eleição para a escolha de conselheiros tutelares é realizada em todos os municípios brasileiros, na mesma data. Ao todo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), serão escolhidos 30,5 mil conselheiros entre os candidatos para os postos.

Os novos conselheiros serão diplomados no dia 15 de novembro e assumirão no dia 10 de janeiro de 2024.

Mudança nas eleições

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, informou neste domingo (1°) que o governo tem a intenção de aprimorar a eleição unificada de conselheiros tutelares, processo que deverá mudar a forma de divulgar candidatos que concorrem no pleito.

O ministro acrescentou que a pasta que comanda tem planos de melhorar a atuação dos conselheiros tutelares e pretende encontrar um meio de responsabilizar aqueles que se distanciarem da missão que deveriam cumprir.

"Eles são funcionários, agentes públicos e devem ser valorizados por isso, mas também têm que ter a responsabilidade que têm os servidores públicos. O Conselho Tutelar não serve para se fazer proselitismo, nem político, nem religioso, é, simplesmente, ter em mente, como objetivo, o cuidado de crianças e adolescentes, conforme determina a lei", reforçou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais