Cidadeverde.com

Equipe econômica vai à Assembleia e avisa que LOA chegará até 12 de outubro

Imprimir

Fotos: Ascom

Por Paula Sampaio

Os secretários da equipe econômica do governador Rafael Fonteles (PT), Washington Bonfim (Planejamento) e Emílio Júnior (Fazenda), foram à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na manhã desta quinta-feira (05). Em entrevista, Bonfim pontuou que o governo tem até o final do mês para enviar a Lei Orçamentária para os deputados. No entanto, o encaminhamento da peça, bem como do Plano Plurianual 2024-2027, serão feitos na próxima semana.

Ainda que adiantado, a entrega do orçamento está atrasada em relação à tradicional data em que costumava chegar à Alepi.

Enfrentando quedas na arrecadação devido ao encolhimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPE), o secretário pontuou que a palavra de ordem será equilíbrio fiscal. Questionado sobre projeções em números, Bonfim respondeu que os valores estarão organizados até o final da próxima semana.

“Temos até o dia 30 de outubro para fazer essa entrega. Recebemos uma demanda da Assembleia Legislativa, tivemos essa reunião e entregaremos até o próximo feriado do dia 12 de outubro”, declarou. “Um dos princípios da administração de Rafael Fonteles é o equilíbrio fiscal, então, as peças vão levar isso em conta, mas também temos a questão do curso da economia nos próximos quatro anos, a renda média e o emprego têm crescido no Piauí”, acrescentou.

Além de Franzé Silva, na quarta-feira (04), a equipe esteve reunida com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Hilo de Almeida.

Franzé Silva também comentou sobre a reunião. Ao ser perguntado se os deputados podem fazer alterações no texto que chegará à Assembleia Legislativa, ele respondeu que o objetivo é “não dar passos para trás”.

“Eu estive na equipe econômica do governador Wellington Dias desde o início. A gente sabe da dificuldade que foi ajustar as peças orçamentárias para estarem próximas de números reais, e nossa maior preocupação é não dar passos para trás. Portanto, a equipe econômica atual, que segue a orientação do governador Rafael, tem a preocupação de ter dados que possam realmente dar segurança de que essas peças orçamentárias serão instrumentos para o desenvolvimento do estado do Piauí nos próximos quatro anos e também ter a segurança para o ano de 2024, mesmo com as crises que possam existir em nível mundial ou local, que possamos ter a capacidade de continuar em um ritmo de crescimento”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais