Cidadeverde.com

IFPI abre inscrições para 4.470 vagas em cursos técnicos gratuitos; confira o edital

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Bárbara Rodrigues

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu as inscrições para o Exame Classificatório 2024-1, para o preenchimento de 4.470 vagas em cursos técnicos que são ofertados de forma gratuita pela instituição.

As inscrições devem ser realizadas no site da instituição até o dia 6 de novembro, com o pagamento de uma taxa no valor de R$ 15. Uma conta gov.br será obrigatória para a realização da inscrição. O interessado que não tem cadastro no gov.br deverá primeiramente criar sua conta. Ela é gratuita e feita de forma simples e rápida. 

Confira aqui o edital

Veja o quadro de vagas

As oportunidades são para todos os campi do IFPI e as provas serão aplicadas nos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Dirceu, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

Os cursos são ofertados de três formas:

  • integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou esteja concluindo, em 2023, o ensino fundamental;
  • concomitante, para quem vai cursar, em 2024, o ensino médio em outra instituição;
  • subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 10 de dezembro. O resultado final será divulgado a partir do dia 12 de janeiro de 2024.

Isenção

O candidato que pertença à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo, poderá pedir isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo “Isento” e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG.

Heteroidentificação

Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais