Cidadeverde.com

Com TJ composto apenas por homens, presidente defende maior participação de mulheres na Corte

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (6), o desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), defendeu uma maior participação feminina na composição da Corte, que é atualmente formada apenas por homens. 

“Já está provado que as mulheres têm que ter uma participação mais ampliada, não só no Judiciário, mas no parlamento e todas as esferas de poder. Não temos nenhum problema, pelo contrário, sou defensor dessa tese”, declarou o magistrado. 

A desembargadora Eulália Pinheiros, primeira mulher a ingressar na magistratura piauiense e a assumir uma cadeira no Tribunal, se aposentou no último mês de agosto. Desde então, o TJ-PI passou a ser composto 100% por homens. 

Outros dois desembargadores irão se aposentar até o final do ano, Raimundo Eufrásio Alves Filho neste mês de outubro e José Ribamar Oliveira em dezembro. Ambas as vagas serão preenchidas por juízes da primeira instância.

Em meio à escolha dos nomes, o presidente afirmou que o TJ-PI deve implementar uma recente decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu uma política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário.

“Temos excelentes juízas mulheres, por que não as termos no segundo grau? Estamos muito atentos a isso. Nosso Tribunal é muito sensível também à essa questão, que diz respeito, sim, ao TJ-PI. Vamos ter que implantar o que foi deliberado pelo CNJ”, pontuou Almeida.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais