Cidadeverde.com

Piauí terá ação integrada com Marinha para combater tráfico no litoral, afirma Chico Lucas

Imprimir

Fotos: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que o estado vai trabalhar em uma parceria com a Marinha do Brasil para combater a comercialização de drogas e de produtos ilegais que têm o litoral piauiense como rota.

“Parnaíba se desenvolveu muito nos últimos anos, então a gente recebeu um número maior de pessoas. Parnaíba hoje é um polo de desenvolvimento. E quando você tem o desenvolvimento, infelizmente, você também tem a parte negativa: o consumo de drogas aumenta e isso acaba gerando interesse por parte das organizações criminosas. Então, isso tudo nos preocupa, e a gente tem discutido com a Marinha. Em breve, a Marinha vai ter que reforçar uma operação de fato do porto; esse fluxo vai aumentar, e na verdade a gente está integrado. Então, a força integrada e, principalmente, o Ministério da Justiça têm dado todas as condições, com o aporte financeiro”, disse.

Já sobre a criminalidade em Teresina, Chico Lucas acrescentou que já foi constatada uma redução na casa de 50% no número de homicídios neste último trimestre. O gestor justifica essa queda com as operações de desarticulação das facções criminosas que atuam na capital.

“Aqui em Teresina, a gente tem feito reiteradas ações integradas, principalmente as operações do Draco de desarticulação. Apesar dessa sensação, e isso é normal porque as pessoas acabam consumindo muita violência, desde julho a redução em Teresina do número de homicídios está na casa dos 50%. Então, a gente vê como exitosa principalmente essa ação do Draco de desarticulação; a prisão dos elementos que compõem essas organizações criminosas tem reduzido o número de homicídios em Teresina. Este ano, em Teresina, a redução é na casa dos 20% no número de homicídios, e no último trimestre a queda é na casa dos 50%”, ressaltou.

Até o final do ano, o Piauí também contará com 600 viaturas novas para reforçar a frota na capital e no interior. Chico Lucas ressaltou que também será lançado o Patrulha Cidadã para aumentar o policiamento nos locais com maior número de roubos, furtos e homicídios.

“Nós vamos dobrar a frota de veículos; serão 600 novos veículos que serão distribuídos em todo o estado do Piauí. As picapes serão distribuídas na capital, mas principalmente no interior, onde há uma demanda por carros grandes. Em novembro, nós vamos entregar os SUVs, que têm uma vocação mais urbana, e vamos lançar a Patrulha Cidadã aqui em Teresina e Parnaíba. É um tipo de policiamento que será de proximidade comunitária nas regiões com maiores números de ocorrências, tanto de roubo e furto como de homicídio”, finalizou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais