Cidadeverde.com

Operação prende suspeito que aparece em vídeo ostentando arma em via pública na capital

Imprimir

Atualizada às 10h20 

Por Rebeca Lima e Najla Fernandes (TV Cidade Verde) 

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), uma operação contra uma facção criminosa que atua no Parque Universitário, zona Leste de Teresina. Entre os presos, está um homem que aparece em um vídeo divulgado nas redes sociais ostentando uma arma em via pública.

"É uma das ações que estamos combatendo de forma firme. Então, a partir do momento em que um indivíduo vem à frente de uma câmera de celular gravar um vídeo fazendo ostentação, expondo armas e simbologia de facções criminosas, ele pode ter certeza absoluta de que, assim que tivermos conhecimento, será preso e investigado. Ele [o suspeito preso] já vinha sendo investigado pelo Draco, nosso alvo. Ele foi preso em flagrante delito recentemente envolvido em roubo e tráfico de entorpecentes, então já respondia por esse processo, e hoje mais uma vez com um mandado de prisão pelo Draco", destacou o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.

Durante a ação foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, dez mandados de prisão temporária e quatro prisões em flagrante.

"São indivíduos que têm vínculos com uma célula de uma facção criminosa, além do cometimento de vários outros crimes, como roubo e tráfico de drogas, entre outros. Mas o principal foco do Draco é realmente esses indivíduos que têm envolvimento com facções criminosas", acrescentou Charles Pessoa.

O coordenador do Draco ressaltou ainda que a operação foi deflagrada após o recebimento de diversas denúncias sobre roubos na região, envolvendo principalmente motoristas de aplicativo, e que alguns dos presos hoje já são monitorados por tornozeleira eletrônica. O delegado destacou que as equipes também devem apagar as pichações das siglas de facção criminosa no Parque Universitário e nos muros da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

"Estamos fazendo uma análise, inclusive, tem alguns deles que são monitorados por tornozeleira eletrônica, já tinham tido passagem anterior. Estamos com esse processo de investigação já há alguns meses, e o que é importante ressaltar é que essa operação está acontecendo para trazer mais segurança para aquela região ali da zona Leste. Observamos que várias pessoas foram vítimas, principalmente essas pessoas que trabalham com veículos de aplicativo, e já vínhamos fazendo um monitoramento da região do Parque Universitário e identificamos realmente algumas pessoas com vínculo com facção criminosa, e hoje foram retirados de circulação", finalizou o delegado.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais