Cidadeverde.com

Governador lança pacto para reduzir mortes no trânsito e combater maus condutores

Imprimir
  • 1.jpeg Gabriel Paulino/ Governo do Piauí
  • 2.jpeg Gabriel Paulino/ Governo do Piauí
  • 3.jpeg Gabriel Paulino/ Governo do Piauí
  • 4.jpeg Gabriel Paulino/ Governo do Piauí
  • 5.jpeg Gabriel Paulino/ Governo do Piauí
  • 6.jpeg Gabriel Paulino/ Governo do Piauí
  • 7.jpeg Gabriel Paulino/ Governo do Piauí

 

Por Adriana Magalhães

O governador Rafael Fonteles assinou o decreto que institui o Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito, com a meta de reduzir as mortes no trânsito em até 50% até 2030. A assinatura aconteceu nesta terça-feira (10). 

No ano passado, o Piauí e as outras 26 unidades da federação assinaram o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Com a realização de ações de educação, engenharia e fiscalização, o pacto tem como principal pilar a participação dos municípios na fiscalização do trânsito. Segundo dados do Detran, no Piauí mais de 90% dos municípios não fazem a gestão do trânsito, apesar dessa determinação ter acontecido em 1997, com a instituição do Código Nacional de Trânsito. 

"Morreu mais gente de acidente de trânsito do que assassinada no ano passado no Piauí. Isso é uma vergonha. Isso é um absurdo. Quando uma pessoa é assassinada na rua toda a sociedade fica consternada, quando uma pessoa perde a vida no trânsito a sociedade não se choca", alertou o governador Rafael Fonteles.

O estudo para a estruturação do pacto foi realizado pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que realizou, ainda no ano passado, o tabelamento de dados para diagnosticar os principais problemas do trânsito no Piauí. 

"Ainda na campanha, no ano passado, o governador Rafael Fonteles me chamou e perguntou qual era o problema de saúde mais grave do Piauí. E eu disse a ele que era o acidente de trânsito. E disse mais, é um problema fácil de resolver e nós já temos a vacina, que é a lei", explicou Carlos Henrique Nery Costa, coordenador-geral do Ciaten/Ufpi. 

Ainda durante a solenidade, o secretário de Saúde, Antônio Luis, anunciou que o Hospital da Polícia Militar será transformado num hospital, exclusivo, para o atendimento de pacientes vítimas de trauma de trânsito.

Foto: Gabriel Paulino/ Governo do Piauí 

Blitz pelo Piauí 

O pacto prevê a intensificação das blitz. Em Teresina, de janeiro a agosto deste ano, já foi registrada uma queda de 25% de queda de mortes no trânsito.
Em seu discurso, o governador alertou aos prefeitos do Piauí.

"Olha meus amigos! Vai aumentar o número de blitz no Piauí e ninguém me ligue para reclamar por isso.", disse o governador

O secretário de Segurança, Chico Lucas, afirmou que o Governo do Estado, já reduziu as taxas para os condutores de veículos legalizarem seus documentos e veículos. 

"Existe uma dicotomia falsa de que há um confronto entre Segurança e os interesses da população. A blitz não tem o interesse de arrecadar. O governador já fez todas as reduções possíveis para facilitar a regularização de CNH e veículos ", disse o secretário.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais