Cidadeverde.com

Plano de Arborização de Teresina é tema de Audiência Pública na Câmara

Imprimir

Foto: Divulgação 

Na manhã desta terça-feira (10) foi realizada, na Câmara Municipal de Teresina, uma Audiência Pública para a discussão sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana de Teresina (PDAUT). A audiência, proposta pelo vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), teve como foco o manejo e conservação das árvores na cidade.

Segundo o parlamentar, a conservação do meio ambiente é fundamental para que a cidade possa não apenas manter o título de "Cidade Verde", mas para uma melhora no clima e na qualidade de vida da população.

“Se queremos que Teresina continue a ser conhecida como ‘Cidade Verde’, precisamos que o PDAUT seja executado da melhor forma possível. Para isso contamos com a colaboração e a fiscalização das diversas entidades e da população sobre os agentes públicos”, destacou.

Várias entidades participaram da audiência, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), Ministério Público (MP/PI), além da participação de técnicos da Prefeitura e da comunidade, como o caso do publicitário Gualberto de Souza, que vem se destacando na defesa da arborização da cidade. 

“Como que a gente tem uma cidade quente como a nossa e não tem o mesmo cuidado que outras capitais com as nossas árvores? Eu achei a audiência pública uma iniciativa muito interessante, porque alguém precisa tomar à frente disso. É o que estava faltando pra gente dar um start”, apontou.

Quem também esteve no evento foi o gerente de parques municipais da Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semam), Claudinei Feitosa. Ele afirmou que ainda em 2023 a pasta deverá encaminhar o Plano Diretor para a avaliação dos vereadores.

“A gente pretende, enquanto órgão ambiental entregar a minuta do projeto de lei a esta Casa ao final deste ano de 2023, onde os vereadores terão a oportunidade de apreciar o PL que vai disciplinar como deverá ser trabalhado o ‘verde arbóreo’ que existe na nossa cidade, como a estrutura da prefeitura vai ter que funcionar e todas as ações de curto, médio e longo prazo que vão precisar ser feitas na nossa cidade”, explicou.


Da redação (Com informações da Assessoria de Comunicação)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais