Cidadeverde.com

Empresas do Piauí registram a maior taxa média de recuperação de crédito do país

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Empresas inadimplentes regularizaram 46,5% das dívidas negativadas em até 60 dias. O balanço é da Serasa Experian - Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas - e se refere ao primeiro semestre de 2023. O Piauí foi o estado que registrou a maior taxa média de recuperação de crédito no primeiro semestre de 2023, de 67%.

Este resultado do país representa uma alta de 0,4%. Apesar da alta, o indicador tem oscilado nos últimos trimestres, após uma série de quedas. 

"A queda de juros e da inflação ilustraram o primeiro semestre do ano e possibilitaram que os consumidores pudessem também sanar suas dívidas negativadas e gerar uma estabilidade na inadimplência. Esses pagamentos indubitavelmente são destinados a empresas que ganham mais caixa e fôlego para liquidarem seus próprios débitos", disse Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Quando e quanto  

Em média as dívidas com até 30 dias de vencimento foram as mais quitadas, com 57,1% do total. Os compromissos em aberto em até 60 dias responderam por 42,9%. Dívidas superiores a 90 dias tiveram 30,2% quitadas. Aquelas vencidas há mais de um ano tiveram a menor margem de quitações, com 9,2%. 

Contas de até R$ 500 foram as mais saldadas, com 49,9%. As contas superiores a R$ 10 mil vieram em seguida (48,5%).

Setores

O setor de "Varejo"  liderou as quitações, com 53,0% e "Telefonia" botou em dia a menor média de pendências, com 12,9%. 

Regiões

O Piauí registrou a maior taxa média de recuperação de crédito no primeiro semestre de 2023: 67%. A Paraíba pagou 58,5% das obrigações, o Maranhão 57,5%, mesmo percentual do Acre, e em quinto apareceu o Mato Grosso, com 54,8% entre os top five do ranking. 

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais