Cidadeverde.com

Infestação de besouros ataca plantações de caju e causa prejuízo aos produtores de Pio IX

Imprimir

 

Por Breno Moreno

A infestação de besouros tem causado prejuízo às plantações de caju no município de Pio IX, na região sul do Piauí. O ataque já dura cerca de dois meses e está sendo investigado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).

Proprietário de uma plantação de caju localizada no assentamento Guaribas I, Francisco José Bezerra disse ao Cidadeverde.com que a situação é preocupante e tem afetado diversos produtores da região. Ele conta que o inseto costuma atacar tanto a castanha como a fruta em si, impactando a venda da produção.

“Eles atacam e junto baldes de besouro pela manhã. Tem algumas pessoas na comunidade que juntam tambor com 50 litros desse besouro. Eles ficam também debaixo do tronco do caju, tem besouro por todo canto. Eles se infiltram no tronco do cajueiro, rói a castanha nova e derruba, comem o fruto novo, deixando só na madeira”, relatou. 

Foto: Enviada ao Cidadeverde.com

 

Veja também:

Piaui? possui 2º maior a?rea plantada de caju do pai?s
Produtores de caju revelam redução na compra do produto em Pio IX

O agricultor, que trabalha com a produção de caju a cerca de quatro décadas, ressaltou nunca ter visto algo semelhante. “Nunca houve nada parecido antes. O besouro sempre existiu, mas ele vivia no mato. Agora ele atacou os cajueiros, não sei se por conta das queimadas e desmatamentos, que pode ter provocado a falta de comida para eles”, avaliou.

Técnicos da Adapi, Sada e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram em algumas plantações e realizaram a coleta de amostras do besouro. A previsão é que órgãos apresentem, na próxima semana, mais informações sobre a infestação do inseto e o resultado das análises laboratoriais. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais