Cidadeverde.com

"Espera em fila de cirurgia não deve passar mais de 2 meses”, afirma secretário de saúde

Imprimir

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, destacou que a espera para cirurgias eletivas no Piauí não deve passar de dois meses. No sábado, 14 de outubro, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, zerou a fila de procedimentos que estavam represados até o mês de março.

"A ideia principal de zerar a fila é conseguir reduzir o tempo de espera para no máximo 60 dias, meta estabelecida pelo governador. O Ministério da Saúde preconiza um máximo de quatro meses de espera, mas as cirurgias eletivas não deverão passar de dois meses no Piauí", afirmou o secretário.

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

Segundo Antonio Luiz, a expectativa para o final deste mês de outubro é zerar a fila de espera no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Hospital da Polícia Militar (HPM).

"No início do ano, quase 15 mil pessoas estavam na fila. Elaboramos um plano para zerá-la até o final do mês de outubro, e 12 hospitais do estado já a zeraram. Até o final deste mês, temos uma expectativa muito grande de zerar a fila no HGV e no HPM, que são os dois maiores aqui em Teresina. No entanto, ainda falta zerar filas em hospitais municipais e também concluir a fila da parte que o HU ficou responsável por fazer", acrescentou.

O secretário de Saúde reforçou ainda o pedido para que os municípios piauienses incluam os pacientes no sistema de controle de filas do estado.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais