Cidadeverde.com

Pela primeira vez, pesquisa irá coletar dados sobre orientação sexual e identidade de gênero

Imprimir

Fotos: Rebeca Lima/Cidadeverde.com



As informações sobre identidade de gênero e orientação sexual dos brasileiros serão coletadas pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Brasil (IBGE) durante a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023. A PNDS foi lançada oficialmente no Piauí nesta terça-feira (17) durante solenidade na sede do IBGE, na zona Leste de Teresina.

“A pesquisa vai trazer temáticas muito importantes com foco na saúde reprodutiva de homens e mulheres, na saúde reprodutiva de homens e crianças e, entre os temas inovadores, a gente vai, pela primeira vez, captar informações sobre identidade de gênero. É uma demanda muito grande da sociedade conhecer o perfil da população e, seguindo as melhores práticas internacionais, o IBGE insere essa pergunta de uma forma experimental ainda para começar a conhecer e avançar sobre o retrato da população em relação à identidade de gênero e orientação sexual. Sabemos que as políticas de saúde têm que atender toda a população, todos os grupos, e ter esse retrato específico vai ser importante para canalizar os recursos e as políticas públicas voltadas para essa população”, destacou o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos.

De acordo com o coordenador da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde no Piauí, Tiago Viana, serão 15 questionários, sendo sete exclusivos para as mulheres, e uma dupla de recenseadores fará a coleta dos dados na residência dos piauienses.

"Homem entrevista homem e mulher entrevista mulher. É mais interessante isso para dar mais qualidade à informação e é uma abordagem mais tranquila", destacou o coordenador.

Entre os temas abordados na PNDS 2023 estão perguntas sobre fecundidade, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, saúde e nutrição das crianças de até cinco anos e questões da vida individual da população, como estado de saúde física e mental.

No Piauí, a pesquisa será realizada por 44 agentes de coleta e 11 supervisores em 100 municípios e 3.975 domicílios. O trabalho dos recenseadores já foi iniciado no dia 09 de outubro. 

O público-alvo são mulheres de 15 a 49 anos e homens de 15 a 59 anos e seus filhos de até cinco anos. A previsão é que a coleta das informações tenha duração de quatro meses e os resultados devem ser divulgados a partir do 4º trimestre de 2024.

“A gente vai ter o retrato mais real da situação demográfica e de saúde do Brasil. A partir dessas informações, elas vão balizar a construção de políticas públicas eficazes, de acordo com a realidade de cada território, como também fortalecer as políticas públicas já existentes”, pontuou.

Os entrevistadores do IBGE estarão portando crachá de identificação e dispositivo de coleta. Também é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site "Respondendo ao IBGE" ou pelo telefone 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do entrevistador.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais