Cidadeverde.com

Plano de Ação Climática de Teresina será lançado nesta quarta (18)

Imprimir

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - Semplan, lança, nesta quarta-feira (18), o Plano de Ação Climática, documento que traz um diagnóstico da cidade em relação aos efeitos da emergência climática e passará a nortear diversas ações e obras com a finalidade de mitigar e adaptar a infraestrutura local diante desta realidade. 

À frente do trabalho está a Agenda Teresina 2030, órgão vinculado à Semplan, o coordenador Leonardo Madeira, destaca que a cidade já vem sentindo os efeitos da emergência climática.

"Os eventos extremos de calor no período mais seco e chuvas intensas em curto prazo no período chuvoso já estão se manifestando e tendem a piorar. O Plano de Ação Climática nos traz todas as informações da atual situação da cidade e propõe ações em eixos de atuação específicos", afirma. 

Todo o diagnóstico e elaboração do plano foi feito por consultoria especializada. Leonardo Werneck, arquiteto e urbanista, mestre em Gestão de Projetos em Planejamento Integrado Urbano Ambiental e de Transportes e Diretor da I Care Brasil, estará em Teresina para a apresentação do documento.

O lançamento do Plano de Ação Climática está sendo apoiado pelo programa UrbanShift (www.shiftcities.org). O gerente sênior de ação climática da C40 para o UrbanShift, Matheus Ortega, também estará presente no evento de lançamento.

O evento contará com as presenças do prefeito Dr Pessoa, do secretário da Semplan, João Henrique Sousa, do coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, dos especialistas da consultoria que desenvolveram o plano e de representande do C40 Cities, instituição internacional que engloba 100 cidades no mundo todo que está apoiando o plano.

 

Da Redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais