Cidadeverde.com

Policial civil é punido após cobrar R$ 400 para devolver celular roubado à proprietária no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) suspendeu por 90 dias um policial civil, suspeito de cobrar R$ 400 para “agilizar” a devolução de um celular roubado ao seu real proprietário. O caso aconteceu há pouco mais de dois anos. 

Naquela ocasião, o celular havia sido localizado no município de Anapu, no Pará. O policial então teria informado ao marido da vítima que, por ser um local de “difícil acesso”, o valor seria repassado a um agente daquele estado para realizar o traslado até Teresina. 

No relatório do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a comissão avaliou que, com base nas oitivas das testemunhas e documentos, o servidor “agiu violando a dignidade da função policial, exercendo conduta incompatível com a probidade administrativa”.

A irregularidade só foi descoberta após um delegado comunicado ao marido da vítima que esse procedimento não existia. O policial então efetuou a devolução do valor transferido para sua conta bancária, pediu desculpas ao casal e pediu que não denunciassem o caso. 

Na decisão, assinada pelo secretário Chico Lucas, destaca-se que a atitude “causou escândalo e concorreu para o comprometimento da função policial, configurando em conduta inadmissível para um profissional de segurança pública”

"Vê-se, diante do arcabouço processual, a gravidade dos fatos, ainda que a vítima tenha recuperado o celular e o policial processado tenha devolvido a quantia, pois se verificou que o referido servidor maculou a imagem a Instituição Polícia Civil, demonstrando uma conduta ímproba na prestação do serviço público", ressalta o documento. 

O Cidadevede.com apurou que o policial já havia recebido advertências e outras punições da Corregedoria de Polícia Civil do Piauí (PC-PI). Com a suspensão, ele deve entregar a arma funcional, insignia e todos os itens de identificação profissional em 24 horas. 

Além dos três meses sem receber salário, a nova punição irá constar na ficha profissional do policial e ser considerada como agravante em novos procedimentos administrativos que por ventura sejam instaurados contra ele. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais