Cidadeverde.com

Incêndios florestais ameaçam a Serra das Confusões; Bombeiros utilizam helicóptero para combater chamas

Imprimir

Por Adriana Magalhães

O Parque Nacional da Serra das Confusões está sob ameaça de três focos de incêndio. Os dois primeiros vem pela BR-135, no município de Cristino Castro. O terceiro da fronteira com a Bahia, pelo município de Caracol.

As imagens do satélite ajudam a entender a dimensão dos incêndios florestais que ameaçam o parque. O geógrafo e doutorando em geografia física, Rafael Marques, enviou ao Cidadeverde.com uma imagem de satélite do Painel do Fogo, plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman). Na imagem, o geógrafo marcou com duas setas os três focos de incêndios florestais que ameaçam o parque.

Fotos: Painel do Fogo / Inpe / Ciman

A seta superior marca as duas frentes de incêndio que vem pelo município do Cristino Castro. Pelo mapa também é possível ver que o fogo já avançou sobre os limites (linha verde) do Parque Nacional da Serra das Confusões.

A seta inferior no mapa aponta para a cicatriz de fogo que vem do estado da Bahia.

O fogo que avança de Cristino Castro já queimou mais de 23 mil hectares na região. As imagens do Painel do Fogo mostram que esse incêndio avança em dois focos.

O foco de incêndio menor, marcado na imagem, já consumiu mais de 4 mil hectares de vegetação nativa. Esse fogo já ultrapassou os limites do Parque Nacional da Serra das Confusões.

O segundo foco é maior e já consumiu mais de 19 mil hectares de área na região. Este foco de incêndio, também, já ultrapassou os limites do parque

Fogo que vem da Bahia

Desde a semana passada, um incêndio florestal vem avançando da Bahia em direção a Caracol do Piauí preocupa as autoridades. Na última sexta-feira (20), uma equipe do Corpo de Bombeiros do Piauí, com cinco integrantes, foi enviada a Caracol do Piauí, na divisa com a Bahia, para reforçar o combate às chamas.

No local, já atuavam equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que gerencia o parque da Serra das Confusões.

Uma brigada de uma empresa privada, também, tem atuado na região.

Na sexta, áreas rurais foram consumidas pelo fogo no município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, já nas proximidades da divisa com o Piauí.

Segundo o geógrafo Rafael Marques, esse fogo ainda não chegou ao Piauí.

Helicóptero da PM reforça combate a incêndio no Parque Nacional da Serra das Confusões

A Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Policiamento Aéreo (Bopaer), segue dando apoio no combate ao incêndio florestal dentro do Parque Nacional da Serra das Confusões, na localidade Tacho, na cidade de Cristino Castro, no Sul do estado.

A linha de fogo, de aproximadamente 6 a 7 quilômetros, que avança parque a dentro, está sendo combatida por uma equipe de cerca de 30 pessoas empregadas, entre bombeiros, policiais militares do Bopaer e brigadistas do ICMBIO.

 

Equipes já estavam no local há alguns dias realizando o combate em um flanco, mas devido ao difícil acesso e distância por terra, a extinção se tornou mais delicada.

Com isso, o helicóptero, que também atua no combate direto com o sistema bambi bucket (espécie de cesto que coleta a água e através de um mecanismo automático acionado pelo piloto, a solta), está realizando o transporte das equipes para mais próximo ao local dos focos, para atuarem por terra.

“O coronel Scheiwann de pronto determinou que fosse deslocado para lá, a aeronave já se encontra dando apoio. Inicialmente, como a área é de difícil acesso, os policiais militar do grupamento aéreo, juntamente com os bombeiros militares que lá integram, desceram utilizando a técnica de rapel, para fazer uma zona de pouso de helicóptero para levar os brigadistas próximo a linha de fogo para combater exatamente esse incêndio. Então o helicóptero está atuando, tanto na possibilidade do combate direto do fogo com o sistema bambi bucket, bem como a condução dos brigadistas para debelar o incêndio por terra”, explicou o coronel Clayton Frota Gomes, Gerente de Operações Aéreas da SSP-PI.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais