Cidadeverde.com

Homem é preso por obrigar irmã a ser estuprada em troca de dinheiro e drogas no Sul do Piauí

Imprimir

Foto: Prefeitura de Redenção do Gurgueia

Por Roberto Araujo

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu um homem suspeito de obrigar a própria irmã, menor de idade, a ser vítima de estupro em troca de dinheiro e drogas em Redenção do Gurgueia, a 666 km de Teresina. A prisão preventiva dele aconteceu no Gama, no Distrito Federal, na sexta-feira (20).

De acordo com a delegada Roane Bezerra, da Delegacia Especializada da Mulher e Grupos Vulneráveis de Bom Jesus, o suspeito do crime é um fazendeiro do município, que era patrão do pai da vítima e já se encontra preso. As investigações apontaram que o fazendeiro oferecia dinheiro e drogas para o irmão da vítima para obrigá-la a ficar com ele. A adolescente relatou o caso para tios durante uma viagem em férias para Brasília, e foi quando foram registrados boletins de ocorrência. A identidade dos envolvidos não foi divulgada pela polícia.

"Ela falou para os tios e eles denunciaram, inclusive, tem um B.O registrado em Brasília, que eles fizeram uma mini investigação. Ela viajou para passar umas férias e quando foi para voltar para o Piauí, ela não queria de jeito nenhum, tava resistente. Foi quando contou para o pai, e fizeram um boletim no Piauí", explicou ao Cidadeverde.com.

Segundo a delegada, a vítima foi abusada entre os 13 e 16 anos, sendo que o último abuso aconteceu ainda em 2023. Após ela fazer as denúncias, o irmão se mudou para Brasília, onde estava na casa de familiares quando foi preso. Os policiais do Piauí entraram em contato com a polícia civil do DF, que fez um trabalho de investigação para localizar e prender o irmão da vítima. À polícia, ele disse que suspeitava que o fazendeiro cometia o crime contra a irmã, mas negou a participação.

A polícia concluiu o inquérito deste caso em agosto de 2023. Em 29 de setembro, a justiça acolheu a denúncia do Ministério Público e decretou a prisão preventiva do fazendeiro e do irmão da vítima. O fazendeiro foi preso no dia 10 de outubro em uma ação em parceria da Polícia Civil com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). No mesmo dia, foi cumprido um mandado que apreendeu armas de calibre 38, munições e uma bate bucha na residência dele.

"As testemunhas durante as investigações afirmaram que o fazendeiro ficava ameaçando elas, falando 'ah, você me denunciou que eu tô sabendo', e ameaçava elas com arma, dizendo que se ele caísse, muita gente também ia cair junto, e sempre armado. Por isso que nós demos cumprimento ao mandado de busca e apreensão e achamos arma e munições na casa desse fazendeiro de Redenção", disse.

Suspeito acusa família da vítima de denunciar por "vingança" 

De acordo com a delegada, o fazendeiro alegou que a família da adolescente só fez a denúncia porque uma irmã do fazendeiro foi vítima de uma tentativa de estupro e o tio da adolescente é o suspeito do crime. Este crime teria acontecido em 2022. A polícia fez a investigação a partir da denúncia da família do fazendeiro e foi instaurada uma ação penal contra o suspeito deste crime.

Para as investigações, os crimes não têm relação entre si, e o fazendeiro apenas fez essa alegação para "diminuir" a denúncia feita pela família da adolescente. 

"O fazendeiro falou que achava que estava sendo acusado desse crime por parte da vítima e da família dela porque, há uns meses, um parente da vítima tentou estuprar a irmã dele. E ai já denunciaram, está correndo uma ação penal contra esse parente da vítima. Então ele acha que é uma forma de vingança da família da vítima contra ele", finalizou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais