Cidadeverde.com

IBGE realiza pesquisa nacional de demografia e saúde 2023: Foco na saúde reprodutiva e muito mais

Imprimir


Por Edielson Mota

Os agentes do IBGE estão mais uma vez em campo para realizar a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde 2023. O foco da pesquisa abrange tópicos como saúde reprodutiva, orientação sexual, identidade de gênero, saúde nutricional das crianças e questões individuais de homens e mulheres.

Essa pesquisa é conduzida em parceria com o Ministério da Saúde e marca a primeira vez que o IBGE a realiza. Além de investigar o perfil da vida reprodutiva e planejamento familiar das famílias, ela também se aprofunda em questões de saúde e nutrição infantil, incluindo alimentação de crianças até 5 anos, o uso de dispositivos eletrônicos, e disciplina infantil, entre outros aspectos.

Diferentemente de outras pesquisas, desta vez, não todos os domicílios serão visitados, pois se trata de um levantamento por amostragem em todo o estado do Piauí, onde 3.975 residências de 315 setores deverão receber visitas. A pesquisa envolve uma equipe de duas pessoas que visitarão os domicílios distribuídos em 10 municípios da macro região sob a jurisdição da agência de Picos.

O público-alvo da pesquisa é composto por pessoas em idade reprodutiva, incluindo mulheres entre 15 a 49 anos e homens de 15 a 59 anos. A pesquisa adota uma metodologia que envolve técnicos entrevistando informantes do mesmo sexo, priorizando o sigilo e o conforto dos participantes.

Uma novidade importante deste ano é a inclusão de perguntas relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero dos participantes com 18 anos ou mais. Os resultados dessa pesquisa estarão disponíveis a partir de janeiro de 2024 e servirão de base para melhorar as condições de vida da população, ajudando no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à saúde. A pesquisa Nacional de Demografia e Saúde já foi realizada em 1986, 1996 e 2006, mas esta é a primeira vez que é conduzida em parceria com o Ministério da Saúde, enfatizando sua importância na busca por dados relevantes.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais